Já está disponível o calendário do licenciamento anual de veículos no Estado do Rio de Janeiro em 2021. Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Governo do Estado na última quinta-feira, 21, o calendário para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), em versão impressa (o popular verdinho) ou digital, está dividido em quatro datas: proprietário de veículos com final de placa 1 a 2, têm até 30 de setembro para emitir o documento; final de placa 3, 4 e 5, até 31 de outubro; final de placa 6, 7 e 8, até 30 de novembro; final de placa 9 e 0, até 31 de dezembro.
Neste ano, o licenciamento pode ser feito 100% digital. Basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37, obtida através do site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Por determinação do Governo Federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2021, não será cobrada. O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser impressa e paga em separado. Os boletos já estão disponíveis tanto no site do Detran, como do Bradesco.
Após a compensação das taxas, o usuário estará apto para usar o documento digital, chamado de CRLVe. O acesso pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no portal gov.br, que é o cadastro do Governo Federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional. Mais informações em (www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-denatran/crlv-digital-saiba-como-baixar).
A vistoria de veículos não é mais realizada no estado do Rio para veículos de passeio. E, por força do decreto estadual n° 47.124/2020, todos os veículos que precisariam passar pelo procedimento estão isentos de vistoria para realizar o licenciamento anual, enquanto durar o estado de calamidade pública no estado.
Passo a passo
Pessoa física
-
Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular;
-
Cadastre o usuário;
-
Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”;
-
Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”;
-
Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br”;
-
Baixe o CRLV Digital;
-
Faça o login;
-
Selecione “Veículos”;
-
Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres);
-
Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital.
Pessoa jurídica
-
Através do menu “Meus veículos” no Portal de Serviços do Denatran;
-
Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo;
-
Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
-
Clique em "Entrar com gov.br", depois selecione “Certificado digital”;
-
Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
-
Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
-
Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
-
O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4.
Prazo prorrogado do licenciamento 2020
Em dezembro passado, o Detran prorrogou o prazo de licenciamento anual de 2020, para que os proprietários regularizem seus veículos sem aglomerações nos postos do órgão. O licenciamento de 2020 pode ser feito até que se encerrem os prazos do calendário. Quem possui o documento de 2020 está em situação regular não precisará se apressar para obter o licenciamento de 2021.
Segue o calendário do licenciamento 2020: veículos com finais de placa 0, 1 e 2 têm até 27 de fevereiro para regularizar o documento de 2020; veículos com finais de placa 3, 4, 5, e 6 têm até 31 de março; veículos com finais de placa 7, 8 e 9 têm até 30 de abril.
Deixe o seu comentário