Com escolas fechadas, Faol alega demanda menor e reduz frota

Empresa assegura que ônibus não ficarão lotados e promete ajustes se necessário. Passageiros reagem
terça-feira, 17 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Passageiros pegam ônibus em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Passageiros pegam ônibus em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

As medidas restritivas tomadas pelas autoridades em Nova Friburgo diante da ameaça do coronavírus, como fechar escolas e cancelar eventos, fez a cidade vivenciar um dia com cara de domingo em plena segunda-feira. Colégios sem aulas, trânsito sem congestionamentos e restaurantes vazios mudaram o clima no município. 

Pela manhã, a direção da concessionária Faol divulgou mudanças na operação dos ônibus. Diante de "projeções que demonstram redução de 40% no número de usuários do sistema", a empresa decidiu reduzir os horários de circulação. A Faol garante que não haverá superlotação das linhas, alegando que a redução média é de apenas 10%.

"Além das aulas terem sido suspensas, uma série de outros serviços públicos e privados foram reduzidos. Levou-se em conta também o fato de que as pessoas que compõe o maior grupo de risco, que são as com idade superior a 60 anos, receberam recomendação de permanecer em casa, só saindo para locais públicos em caso de extrema necessidade, o que vem sendo observado pela população", afirmou a empresa em nota.

A Faol aposta que, sem aulas, o trânsito na cidade melhore, o que permite que a velocidade média dos ônibus aumente, possibilitando mais viagens com uma quantidade menor de veículos em circulação.

Além da redução da frota, a empresa anunciou que os 16 ônibus com ar cujas janelas abrem passaram a operar com janelas abertas. Já os  50 ônibus com ar cujas janelas são fixas recebem higienização do sistema de climatização frequente e estão operando com sistema de exaustão e renovação de ar a 100% de sua capacidade e em temperatura ambiente. "Todos os ônibus estão sendo submetidos a processos intensificados de limpeza, com uso de produtos apropriados para esterilização de vírus e bactérias", diz a nota.

Usuários reagem

A empresa afirmou ainda que está acompanhando a operação "minuto a minuto para promover ajustes necessários em tempo real".

Usuários reagiram mal às medidas. “Achei desnecessário, pois com maior fluxo de ônibus eles não ficarão superlotados.”, disse o leitor Thiago Motta.

O mesmo pensa Nicole Sollberg: “Menos ônibus circulando, mais ônibus lotados. A irresponsabilidade em favor do capital a gente conhece bem, desde 2011.”

“Mais um descaso com a população friburguense! Já não temos transporte público adequado e os horários já são péssimos! Desnecessário!”, disse Juliana Alvarenga.

“Só tem um nome, irresponsabilidade. O poder concedente deveria tomar alguma posição, mas é outro que não liga para a população”, reclamou Anderson Frez.

“O ideal seria aumentar a frota justamente para evitar ônibus lotados. A redução só gera mais aglomeração”, sugeriu Mayara Simão.

“Enquanto algumas empresas buscam medidas de solidariedade, outras buscam medidas de economia, de ver apenas o próprio bolso! Teve empresa de TV liberando canais para os clientes; empresa de energia suspendo os cortes em virtude de inadimplemento, para contribuir com os cuidados e necessidades da população. Aí uma empresa de ônibus reduz a frota, para que os ônibus fiquem mais lotados e facilitem a aglomeração de pessoas, ótima atitude!”, ironizou Nathália Tardim.

“Foi medida de prevenção sem eficácia e possivelmente prejudicial. A maioria das pessoas continuam com as atividades laborais  normalmente, utilizando os ônibus na mesma proporção! Diminuir o número de ônibus aumenta a aglomeração, e isso é o fato que propicia ainda mais a disseminação do vírus. A agenda de tráfego dos ônibus deveria ser alterada conforme o funcionamento dos estabelecimentos, se isso não sofreu grande alteração, o mesmo não deveria ter acontecido com tal empresa”, recomendou Carolina Class.

De acordo com o diretor da concessionária, Paulo Valente, a empresa está em contato com fornecedores de álcool em gel para disponibilizar nos ônibus urbanos. “A nossa ideia é dar um vidro do produto para cada motorista, assim como nos balcões de atendimento da Estação Livre. Enquanto estamos na tentativa da compra do álcool gel, estamos repondo o sabão líquidos nos banheiros e papel toalha”.

Outro pedido feito pelo diretor é que a população mais idosa permaneça em casa e só saia em caso de necessidade. “Fizemos uma pesquisa rápida e vimos que muitos idosos estão saindo de casa para passear, dar uma volta no Centro. Em época de Coronavírus o ideal é ficar em casa, para se proteger”, pediu Paulo.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra