Clubes de Friburgo se adaptam e voltam a oferecer opções de lazer

Country, SEF, Caledônia, Friburguense e Roqueano restringem circulação no parque aquático
terça-feira, 06 de outubro de 2020
por Vinicius Gastin
A piscina do Caledônia Montanha Clube: parque aquático limitado a 120 pessoas
A piscina do Caledônia Montanha Clube: parque aquático limitado a 120 pessoas

O processo de retomada da normalidade para os clubes sociais de Nova Friburgo, ainda dentro de um contexto de limitações, exige cuidados especiais e capacidade de funcionamento reduzida. No entanto, com o novo decreto publicado pela prefeitura, na noite do último dia 30 de setembro, os clubes já podem voltar a oferecer banhos de piscina, saunas e jogos em salões, exceto na bandeira roxa.

Quando vigorar a bandeira verde, o funcionamento, sempre de 6h à meia-noite, é autorizado com 100% de capacidade; na bandeira amarela, em vigor por mais 15 dias no município, com 50%; na laranja, 40% da capacidade, e na vermelha, 30%.

As principais regras prevêem o distanciamento de no mínimo, de um metro e meio nos ambientes e atividades esportivas coletivas e de contato suspensas, enquanto as individuais só ficam proibidas em bandeira roxa. Eventos nas dependências dos clubes continuam proibidos.

Com a flexibilização parcial, os principais clubes de Nova Friburgo se adaptam para voltar a receber os associados. Praticamente todos eles, inclusive, estiveram reunidos com representantes do poder público, e participaram da formatação do protocolo a ser seguido nesta retomada gradual.

O Caledônia Montanha Clube, por exemplo, mantém como obrigatório o uso de máscaras em suas dependências, assim como a suspensão da entrada de convidados. A área do parque aquático fica limitada a 120 pessoas, enquanto apenas 16 pessoas por vez poderão freqüentar a sauna masculina. No caso da feminina, esse número é ainda mais reduzido, sendo permitido o uso simultâneo de apenas dez associadas.

Além da suspensão dos esportes coletivos, algo comum a todas as agremiações, o Caledônia manteve suspensa a reserva das churrasqueiras. Para ter acesso ao clube os associados passarão por aferição de temperatura, e em todos os espaços, haverá álcool 70 graus para higienização.

“É necessário o respeito às regras de distanciamento e por isso o clube marcou com faixas os locais que não poderão ser utilizados em espécie alguma. Permanece proibida também a reserva de lugares no parque aquático e na sauna”, informa o comunicado emitido pelo clube e assinado pelo presidente Alex Cardoso Mosciaro.

Outro clube tradicional de Nova Friburgo, a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) liberou o funcionamento do clube para os associados das 9h às 22h. Além do bar, saunas, piscinas e a academia voltam a ser opções entre 6h e 22h.

“Nesse primeiro momento o clube estará liberado, por determinação da Vigilância Sanitária, apenas para associados. Não teremos a utilização de convites. Pedimos a compreensão de todos, mantendo sempre o distanciamento segundo as normas de prevenção e utilizando máscaras dentro das dependências do clube”, diz o comunicado emitido pela SEF.

Outra agremiação que também oferece atividades aos associados, desde o último sábado, 3, é o Friburguense Atlético Clube. Com a flexibilização, clube passa a funcionar de quarta a sexta-feira, das 10h às 21h; aos sábados, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 17h. Mesmo durante o período de restrições, as dependências receberão cuidados para voltar a receber os associados, mediante liberação das autoridades. A área do parque aquático, incluindo a piscina, recebeu cuidados diários, com reparos nas bombas, tratamento de cloro e pintura.

O gramado continua conservado, assim como toda a área do campo de futebol society, que continua fechada. Os quiosques receberam pintura no telhado e nas demais instalações. No ginásio Helena Deccahe, o piso da quadra foi nivelado. As saunas passaram por processo de limpeza e reparos.

No Roqueano, o presidente Carlos Alberto Muzzi, o Bocão, reforça que o clube vai funcionar com 50% da capacidade no parque aquático e também na sauna. As dependências, incluindo a piscina, ficam disponíveis para os associados de quarta a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados das 8h às 19h e aos domingos, das 8h às 17h. No caso da sauna, a utilização será liberada de quarta a sexta, das 16h às 21h, aos sábados das 13h às 19h e, aos domingos, das 10h às 17h.

Durante o período de fechamento e limitações mais severas, o Roqueano manteve a conservação de suas dependências. O campo de society recebeu reparos diversos, e houve manutenção constante das piscinas e saunas, bem como dos jardins que compõem a estrutura do clube.

Country clube também reabre

Dentro do contexto de retomada das atividades, o Nova Friburgo Country Clube também adotou as medidas necessárias e, seguindo as flexibilizações, já recebe novamente o público. No caso do parque aquático e demais instalações destinadas especificamente aos associados, o funcionamento acontece de domingo a domingo, das 6h às 21h.

Contudo, a piscina só pode ser utilizada de terça a domingo, das 8h às 20h (a segunda-feira é destinada ao processo de limpeza mais apurado), enquanto as saunas respeitam horários diversificados, desde antes da pandemia, como estratégia para manter os ambientes sempre higienizados. Os associados devem consultar os horários junto à direção do clube. Os parquinhos, quadras e campos, seguindo o decreto, permanecem fechados.

O Nova Friburgo Country Clube também reabriu a área dos jardins para visitantes, caminhantes e corredores, após concluir o treinamento das equipes e ajustar todos os protocolos. No entanto, há algumas restrições importantes. Grupos com mais cinco pessoas estão proibidos, bem como a realização de piqueniques.

É obrigatório o uso de máscaras e na entrada do clube, onde há o controle do número total de pessoas que podem acessar as dependências por vez, é aferida a temperatura e disponibilizado álcool em gel. Os bebedouros estão lacrados, e cada visitante deve levar a própria garrafinha de água.

Essas mesmas regras valem para os associados que desejam utilizar a área dos jardins, que fica aberta todos os dias (de domingo a domingo), das 8h às 17h, conforme previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2005 entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o clube.

A direção do Country Clube lembra, inclusive, da importância da preservação do espaço, que representa um dos mais belos patrimônios de Nova Friburgo.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra