Cidade Inteligente quer contar com a parceria dos friburguenses

Lojistas e empresas são convidadas a incluir suas câmeras externas no sistema de monitoramento municipal
terça-feira, 19 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A sala de monitoramento do Cidade Inteligente (Foto: Henrique Pìnheiro)
A sala de monitoramento do Cidade Inteligente (Foto: Henrique Pìnheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Central Integrada de Operações e Monitoramento Cidade Inteligente, equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, através de um comunicado nesta semana através do site da prefeitura, reforçou a necessidade da parceria com empresários e moradores para fortalecimento e expansão do projeto de integração de câmeras de segurança ao sistema já disponibilizado pelo município, de modo a ampliar a área de cobertura, garantindo mais segurança a toda a população. 

Atualmente, o Programa Cidade Inteligente conta com uma rede formada por aproximadamente 50 câmeras de seu sistema próprio e da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), além de outras cerca de 100 câmeras integradas por empresários e cidadãos, que também fazem parte do sistema de monitoramento e auxiliam no trabalho do setor. Cabe ressaltar que não há custo algum para integrar o sistema. 

No entanto, há a necessidade de ampliar essa rede de monitoramento. Por isso, a prefeitura convida a todos que possuem sistema de câmeras a integrarem seus sistemas ao Programa Cidade Inteligente. Cabe ressaltar que a adesão pode ser feita tanto por empresas e estabelecimentos comerciais, quanto por cidadãos comuns, moradores de imóveis residenciais. Em ambos os casos são captadas apenas as imagens externas, com visão da via pública. 

As imagens ficam disponíveis no Cidade Inteligente e podem ser solicitadas por qualquer cidadão em caso de algum ocorrido como furto, roubo ou assalto, por exemplo. No entanto, o pedido deve ser feito junto com um boletim de ocorrência que comprove o delito e as imagens são fornecidas diretamente à Polícia Civil por meio de ofício, garantindo a segurança e privacidade de todos os envolvidos, bem como resguardando o trabalho investigativo da Polícia Civil. 

O Programa Cidade Inteligente funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e conta sempre com a presença de operadores da central, além de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. Empresários e cidadãos interessados em aderir ao sistema podem entrar em contato com a  Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, pelo telefone 2525-9145, ou diretamente com a Central Integrada de Operações e Monitoramento Cidade Inteligente: 2528-0091.

A importância de participar 

Uma cidade monitorada por câmeras de segurança reduz o índice de criminalidade e, quando ocorre algum delito, ele pode ser mais facilmente solucionado. No entanto, hoje as cerca de 150 câmeras disponíveis no sistema da Cidade Inteligente estão concentradas basicamente no centro da cidade. Bairros e distritos importantes e populosos como Olaria e Conselheiro Paulino, por exemplo, contam com poucas câmeras integradas, o que limita a rede de monitoramento. 

Por isso a necessidade de que empresários e cidadãos integrem suas câmeras e façam parte do sistema. Localidades estratégicas também são de extrema importância para fortalecer a rede de monitoramento, como os distritos de Lumiar e Riograndina, além de bairros como Nova Suíça, Furnas, Vale dos Pinheiros, entre outros, por serem possíveis rotas de fuga para os criminosos após o cometimento de crimes. 

Um exemplo de como a integração das câmeras ao sistema é eficaz ocorreu recentemente, após a polêmica retirada das caixas de papelão que abrigavam cães em situação de rua próximo ao termômetro no início da Avenida Alberto Braune, e a posterior instalação de uma placa que supostamente proibia o depósito de lixo e entulhos no local. Somente após acessar as imagens disponíveis no Cidade Inteligente foi possível verificar quem instalou de maneira irregular a sinalização.

Em outro caso, enquanto uma empresa fazia a afixação dos refletores de led no Centro, a bolsa de ferramentas de um dos funcionários foi furtada. Novamente as imagens do Cidade Inteligente auxiliaram na solução do caso. Na ocasião, o sistema de câmeras flagrou todo o trajeto do indivíduo, até o momento em que ele entrou no prédio onde morava, facilitando o trabalho da polícia.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança