Chegando perto: Teresópolis registra 1º caso de “varíola dos macacos” na Região Serrana

Paciente segue estável e sob acompanhamento. Secretaria de Saúde de Friburgo já criou protocolo de atendimento
terça-feira, 26 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Chegando perto: Teresópolis registra 1º caso de “varíola dos macacos” na Região Serrana

O painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou nesta segunda-feira, 25, o primeiro caso de  “monkey pox” (varíola dos macacos) na Região Serrana. O paciente, um dos 107 já infectados no estado, é morador de Teresópolis, município distante apenas 46km de Nova Friburgo em linha reta (ou 100km pela RJ-130).

Segundo o jornal local de Teresópolis, “O Diário”, a Secretaria de Saúde do município informa que o paciente segue estável, não tem mais febre e vem sendo acompanhado pela Vigilância Sanitária e por  técnicos do laboratório da Uerj.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura para saber como o município se prepara para um eventual surto. A Secretaria Municipal de Saúde informou que  já criou um protocolo de cuidado e atendimento para casos que sejam classificados como suspeitos na cidade e busquem assistência na rede pública e privada. 

“Cabe reforçar que neste momento não há casos suspeitos, tão pouco confirmados no município. A gestão também promoverá atividades de conscientização sobre a doença através das redes sociais”, diz nota.

Emergência de saúde global

Segundo a SES, são 92 casos na Região Metropolitana, incluindo 83 na capital;  12 na Região Metropolitana II, um na Região dos Lagos e um no Noroeste Fluminense, além do caso de Teresópolis.

No último sábado, 23, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde global. Mais de 16 mil casos da doença já foram relatados em 75 países, com cinco mortes, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

No Brasil, o Ministério da Saúde já contabiliza mais de 600 casos da doença, o que coloca o país no ranking dos dez países com maior número de casos.

Apesar disso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na segunda-feira que o Brasil tem estrutura para lidar com a monkey pox. Durante a abertura de um workshop sobre vigilância em saúde promovido pelo ministério, Queiroga disse que o Brasil se preparou providenciando laboratórios para diagnóstico, identificação dos casos e isolamento dos pacientes.

Assim como a Covid-19, a varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. 

Origem do nome

O vírus tem esse nome por ter sido  descoberto pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em macacos de um laboratório mantidos para pesquisas. No Brasil o primeiro caso foi confirmado no Distrito Federal, no início de julho.

O contágio pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

O paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, gânglios inchados, calafrios, cansaço, além de manchas e pápulas (pequenas lesões sólidas que aparecem na pele) que evoluem para vesículas (bolhas contendo líquido no interior)  até formar pústulas (bolinhas com pus) e crostas. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, idênticas contra a Covid.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde