O Estado do Rio de Janeiro que reúne inúmeras belezas com a perfeita sintonia entre a serra e o mar continua atraindo turistas de diversas localidades brasileiras e também do mundo. Nesta época de inverno, a Região Serrana se beneficia com as baixas temperaturas. Em Nova Friburgo, além do frio com os termômetros registrando mínimas próximas a zero grau à noite e madrugadas, as férias escolares e a realização do Festival de Inverno com vários shows nacionais também colaboram para atrair visitantes nesta alta temporada do turismo na cidade. Quem celebra é o setor hoteleiro que vive a expectativa de reservas e ocupação de leitos dos hotéis e pousadas em torno de 90% nos próximos fins de semana deste mês, segundo estimativa do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau.
Em todo o estado, o turismo também vem se destacando pelos bons índices. Um levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), revelou que o turismo fluminense acumulou crescimento por três meses seguidos (março, abril e maio). O volume de serviços no setor, em maio, variou 2,3% em relação a abril e 22,2% na comparação interanual. Com isso, a pesquisa constatou que o estado acumulou alta de 15,4% em 2025 e de 11% nos últimos 12 meses.
Os números confirmam a tendência de alta nos serviços de turismo em três meses consecutivos. Em abril, o índice variou 1,9% em relação a março e 20,6% na comparação interanual. E em março, também mostrou que o volume de serviços de turismo no estado havia crescido 3,8% em relação a fevereiro e 16,8% na comparação com o mesmo mês de 2024, acumulando alta de 11,5% em 2025.
Visitantes estrangeiros
Em relação ao turismo internacional, o Estado do Rio de Janeiro também tem motivos para comemorar. O primeiro semestre deste ano terminou com números recordes. De janeiro a junho, o estado recebeu 1.154.034 visitantes estrangeiros, um aumento de 51,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 760.280 chegadas. Com esse desempenho, o estado ultrapassou a marca de 63% da meta anual de 1,8 milhão de visitantes internacionais, prevista pelo Governo do Estado.
Se for mantido o ritmo atual, a projeção já aponta para a vinda de mais de dois milhões de turistas estrangeiros até o fim do ano, o que representaria um novo recorde histórico. Os números mostram que o crescimento foi constante ao longo dos seis primeiros meses do ano. Todos os meses apresentaram alta superior a 45% em relação a 2024, com destaque para maio (+55,25). Junho encerrou com 121.497 turistas internacionais no estado, um crescimento de 51,7%.
Entre os principais países emissores de turistas para o estado do Rio, a Argentina lidera com folga, com 422.946 turistas no semestre, um avanço de 80,8% em relação ao ano passado. Em seguida vêm o Chile (198.239), com alta de 28,6%; os Estados Unidos (126.366), com 39,2% de crescimento. Juntos, os três países representam 65% do fluxo internacional do Rio em 2025. Em quarto lugar aparece o Uruguai com 52.085 turistas que escolheram o estado do Rio como destino, seguido da França , com 43.045 que conheceram as belezas fluminenses, não somente da capital, mas também do interior.
Deixe o seu comentário