Cerejeiras de florescimento tardio colorem e encantam Friburgo

Diferentes espécies de “sakura” têm floração mais precoce ou tardia, dependendo do número de pétalas
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Cerejeira em flor às margens do Rio Bengalas (Fotos: Thiago Lima)
Cerejeira em flor às margens do Rio Bengalas (Fotos: Thiago Lima)

Cerejeiras florescem apenas uma vez por ano, normalmente quando faz um pouco de calor após uma onda de frio intenso. Em Nova Friburgo, o fenômeno é típico de julho, quando costuma ser realizada a Hanami (Festa da Cerejeira), este ano cancelada devido à pandemia de coronavírus.

Algumas cerejeiras, no entanto, estão florindo agora, tardiamente, quase no fim de agosto. Elas podem ser vistas, por exemplo, no centro da cidade, na Avenida Galdino do Valle Filho, às margens do Rio Bengalas, embelezando a paisagem urbana.

Mas o fenômeno não é incomum. Segundo sites especializados sobre a cultura do Japão, de onde essa espécie é procedente, existem mais de 100 tipos de cerejeiras, com diferentes épocas de florescimento.  

No Japão, a maioria das cerejeiras florescem na primavera. As Yaezakura, com flores com mais de cinco pétalas, costumam florescer até um mês depois da maioria das espécies de cinco pétalas. Há ainda algumas variedades que florescem no final do outono e outras, durante os meses de inverno.

Segundo Patricia Matsuoka, filha do primeiro japonês a trazer mudas para Friburgo, a espécie de cerejeira que começa a florescer em agosto é a Yukiwari, de flores mais claras.

Conforme A VOZ DA SERRA publicou este ano, as primeiras mudas de cerejeiras plantadas em Nova Friburgo vieram de São Paulo, em 1975. Com o clima propício, hoje elas brotam naturalmente de suas sementes.

Os diferentes tipos

A espécie de flor de cerejeira mais comum e famosa é a Somei Yoshino. Já a Kawazuzakura é a primeira a florir. As cores das flores variam do rosa ao branco. Mas há espécies fúcsia, amarelas e até mesmo verdes. Além disso, uma flor pode abrir como um sakura branco e tornar-se rosa ao longo dos dias.

No caso das árvores de floração antecipada, as folhas geralmente só aparecem depois da plena floração. E, no caso de árvores de florescimento tardio, as folhas, normalmente, aparecem antes das flores. A cor das folhas também varia entre o verde e o marrom.

Uma das espécies de florescimento tardio, por exemplo, chega a ter 20 pétalas, como a Ichiyo. Já a  Kanzan chega a ostentar 50 pétalas cor-de-rosa.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra