Centro de Triagem para Covid na Via Expressa tem novo horário

Embora funcionamento seja até 17h, horário de chegada para atendimento é até meio-dia
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Centro de Triagem na Via Expressa (Arquivo AVS)
O Centro de Triagem na Via Expressa (Arquivo AVS)

Devido à grande fila de espera que vem se formando no Centro de Triagem da Covid-19 na Via Expressa, em Olaria, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, esclareceu o horário de atendimento ao público naquela unidade. De acordo com o subsecretário Alexandre Breder, embora o centro realize as consultas e exames exclusivamente para atender aos pacientes com sintomas de síndrome gripal de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o horário de entrada na unidade é até meio-dia. Ou seja, os pacientes que chegam ao Centro de Triagem com esses sinais passam pela triagem até as 17h, os que não apresentam sintomas de gripe são liberados e orientados a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Estratégias de Saúde da Família, sendo que, em casos graves, devem se dirigir ao Hospital Municipal Raul Sertã para o atendimento emergencial.

O subsecretário informa que depois das 12h, os pacientes que passaram pela triagem são encaminhados às consultas e exames. Vale destacar que, ao contrário do que vem sendo divulgado, não há escassez de testes e, é o médico que atende o paciente, quem determina o tipo de teste a ser feito pelo doente, se será o Swab ou o teste rápido. Alexandre Breder explica que, “as amostras coletadas nos testes de Swab são encaminhadas à capital e também existe o horário e a obrigatoriedade de serem notificadas no sistema do Estado, por esse motivo, os testes são feitos até as 12h, durante os dias de atendimento,” Alexandre explica ainda que, “os pacientes que não conseguem ser atendidos depois deste horário, mas que apresentam sintomas gripais, típicos da doença, são orientados a retornarem no dia seguinte para realizarem a consulta e o exame específico.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os pacientes que apresentem sintomas graves como falta de ar, cansaço extremo e sinais neurológicos, devem procurar a emergência do hospital. Vale ainda destacar que não há tratamento preventivo da Covid-19, e que a melhor maneira de evitar contrair o vírus é a utilização de máscaras, álcool em gel e o isolamento social.

 

LEIA MAIS

Prefeito sancionará projeto que prevê uso em tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica

Capital aguarda evolução da nova variante; Bom Jardim já cancelou a festa

Caps III Quatro Estações passa a funcionar também à noite e nos fins de semana, para pessoas com transtornos mentais

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra