Ceia de Natal caipira é uma opção econômica e saborosa

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Ceia de Natal caipira é uma opção econômica e saborosa

Mais acessível ao bolso do brasileiro, a simplicidade da gastronomia mineira é uma ótima opção para este ano em que a alta dos preços dos alimentos tem assustado muitos consumidores. Apostar no frango caipira,   no leitão à pururuca, ou ainda na popularíssima vaca atolada — em versões contemporâneas destes clássicos da culinária das Minas Gerais — são as dicas do chef Rafael Alexandre, do Observatório Gastrobar.

 

Receitas

 

Frango Caipira

 

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola grande picada; 4 dentes de alho picados; 1 galinha caipira, limpa e cortada em pedaços (2 kg); meio pimentão vermelho picadinho (150 g); meio pimentão verde; 2 tomates; tempero verde; 1 caldo de frango; 2 colheres (chá) de colorau; 1 xícara (chá) de água (200 ml).

 

Modo de fazer: limpe o frango e passe limão no frango; em uma panela coloque o óleo e frite o frango, deixe a água dele secar e vá fritando; coloque o colorau; misture bem; coloque a cebola e o alho, doure; coloque o caldo de frango, cubra com água e deixe cozinhar na panela de pressão; deixe por 25 minutos em fogo médio, tire a pressão; deixe o caldo ir secando e coloque os demais ingredientes. Tempo de preparo 50 minutos. Rendimento 6 porções.

 

Arroz Mineiro

 

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de óleo; 2 xícaras (chá) de arroz parboilizado; sal a gosto; 600g de linguiça fresca; 600g de bacon; 1/2 maço de couve picada finamente; 1 xícara (chá) de queijo tipo meia cura cortado em cubos; salsinha e cebolinha a gosto.

 

Modo de fazer: aqueça o óleo na panela por 1 minuto, frite o arroz por 20 segundos mexendo, acrescente 4 xícaras (chá) de água quente e o sal; tampe a panela abaixe o fogo cozinhe por 20 minutos até secar; tire do fogo e abafe por 5 minutos; tire a pele da linguiça e amasse com o garfo; frite bem a linguiça e o bacon, em seguida misture com o arroz e reserve; na mesma frigideira, junte óleo e refogue a couve até murchar; misture no arroz, a linguiça a couve e o queijo, jogue a salsinha e a cebolinha picadas e sirva em seguida. Tempo de preparo: 60 minutos. Rendimento: 6 porções.

 

Vaca atolada

 

Ingredientes: 1 quilo de costela de boi; 2 unidades de cebola; 6 dentes alho; 2 tabletes de caldo de carne; óleo de soja a gosto; 800 gramas de mandioca; cheiro verde a gosto; pimenta do reino a gosto.

 

Modo de fazer: tempere a carne com alho e sal, coloque no fogo em uma panela de pressão sem a tampa, o óleo e vá colocando aos poucos a carne para dourar; se achar que a panela irá ficar muito cheia, frite metade, reserve e depois frite a outra metade; a carne deve ficar bem dourada, bem fritinha, mas não deixe queimar. Isso é muito importante, que ela fique bem dourada por todos os lados; depois, adicione a cebola e o alho para dar uma dourada, sempre mexendo; coloque o caldo de carne; ponha água na panela, cobrindo as carnes para cozinhar em pressão e tampe; quando começar a chiar, deixe cozinhar por 40 minutos; cozida a carne, coloque a mandioca em pedaços para cozinhar dentro da panela; se precisar, coloque um pouco de água; se a mandioca custar para cozinhar, jogue, sem medo, bastante água para dar um ‘susto’ nela, que ela cozinha; o caldo da costela vai ficar um pouco mais grosso; fique sempre perto para ver se não precisa de mais água para evitar grudar no fundo da panela; na hora de servir pode ser adicionado bastante cheiro verde picado na panela. Tempo de preparo 180 minutos. Rende 6 porções.

 

Leitão à pururuca

 

Ingredientes: 1 leitão de aproximadamente 5 kg; 2 colheres de sal; 1/2 kg de cebola; 1/2 kg de pimentão; 1 cabeça de alho; 3 maços de coentro (cheiro verde); 2 colheres sopa de pimenta-do-reino; 50 g de colorau; 3 colheres de catchup; 5 folhas de louro; 250 g de margarina; 1 vidro de glucose de milho (mel karo); 1 garrafa de vinho tinto; 1 garrafa de vinagre.

 

Para decorar: 3 maços de alface; 1/2 kg de tomates maduros em rodelas; 1 lata de pêssego em caldas; 1 lata de abacaxi em caldas; 1 lata de ameixa em caldas; 1/2 kg de uva itália; 300g de uva passas; 2 pacotes de batata palha; 1 maçã inteira.

 

Modo de fazer: limpe o leitão, fure-o com uma faca de ponta e lave com vinagre; bata no liquidificador a cebola, o alho, o pimentão, o coentro, o colorau, a pimenta-do-reino com o vinho; coloque o leitão em um saco plástico grande e regue com o tempero batido, amarre-o e deixe na geladeira por 12 horas; coloque um panelão que caiba o leitão com 2 litros de água para ferver, coloque o leitão com todo o molho na panela, tampe e deixe cozinhar por 1 hora; unte uma assadeira grande, coloque o leitão e cubra com papel alumínio, coloque pra assar por duas horas; tire do forno, retire o papel alumínio, derreta a margarina, misture a glucose de milho, pincele o leitão e volte ao fogo por mais meia hora; retire do forno, escorra o excesso de gordura e decore na própria assadeira. Tempo de preparo 15 horas.

 

 

LEIA MAIS

Iniciativa é do Polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo

João Vieira foi ao Amapá representar o Estado do Rio com mais 2 candidatos e se torna o mais novo embaixador da categoria

Em um amplo casarão dos anos 40, restaurante oferece cardápio autoral com toque gourmet e carta de vinhos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Gastronomia | Natal