Campanha “Não dê carona ao assédio” faz um ano e divulga balanço

Ações de conscientização permanente continuam em todo o estado. Veja como denunciar qualquer importunação durante as viagens
terça-feira, 02 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Detro-RJ)
(Foto: Detro-RJ)

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) celebrou, na semana passada, um ano de atividades da campanha ‘Não dê carona ao assédio’, que estimula a conscientização e promove ações em prol da boa convivência no transporte público intermunicipal fluminense, seja em ônibus, vans, trens, barcas ou metrô. Na última sexta-feira, 28 de junho, os agentes percorreram rodoviárias pelo estado para alertar passageiros dos ônibus intermunicipais sobre a importância de denunciar qualquer importunação durante as viagens. 

A campanha é uma parceria com as secretarias estaduais de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Mulher, com o objetivo de alertar a população, além de acolher e encaminhar vítimas para unidades de atendimento especializado. Dados do Fórum de Segurança Pública de 2023 apontaram que 50 mil mulheres sofreram algum tipo de violência de gênero todos os dias, totalizando 18 milhões de casos por ano. A pesquisa indica ainda que 46,7% das brasileiras já foram assediadas, sendo que 12,8% desses casos ocorreram nos transportes públicos e 18,6% no ambiente de trabalho.

De acordo com a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, paralelamente à campanha foi criada a Ouvidoria da Mulher, especialmente para atender as vítimas de assédio. “Neste primeiro ano de campanha, recebemos 13 denúncias. As mulheres foram atendidas por uma equipe do departamento formada por psicóloga, assistente social e advogada. Dessa forma, foram amparadas nesse momento tão traumático”, contou a ouvidora.   

Quem sofrer algum tipo de importunação sexual nos transportes públicos intermunicipais deve entrar em contato com a Ouvidoria, por meio do portal OuvERJ, ou pelo telefone (21) 3883-4141.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: