Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de outubro

Organização Pan-Americana de Saúde alertou para novo surto da doença no Brasil, já que o país contabiliza mais de 7 mil casos confirmados só este ano
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de outubro

O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, que terminaria nesta segunda-feira, 31, para até 31 de outubro, em todo o país. Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, até o último dia 17, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária. 

A meta é chegar a mais de 90 milhões de pessoas vacinadas no país. No entanto, com a pandemia do coronavírus, muita gente tem evitado ir às unidades de saúde e a vacinação está abaixo da meta, situação observada também em Nova Friburgo.  

Surto no Brasil 

A Organização Pan-Americana de Saúde alertou para um novo surto de sarampo no Brasil, já que o país contabiliza mais de sete mil casos confirmados da doença neste ano. Além destes casos confirmados, ainda existem outros mil em investigação.

Segundo o boletim epidemiológico deste mês, divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões. A Região Norte apresenta cinco (71,4%) estados com surto, a Região Nordeste seis (66,7%), a Região Sudeste três (75,0%), a Região Sul três (100%), e a Região Centro- -Oeste quatro estados (100%). 

No Brasil, entre as semanas epidemiológicas 1 a 30 deste ano (29 de dezembro de 2019 a 25 de julho de 2020), foram notificados 14.804 casos de sarampo, confirmados 7.293 (49,3%), descartados 6.584 (44,5%) e estão em investigação 927 (6,2%).

Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pará concentram o maior número de casos confirmados de sarampo, totalizando 7.091 (98,3%) casos. Os óbitos por sarampo ocorreram nos estados do Pará, três mortes (60%), Rio de Janeiro, uma (20%) e São Paulo, uma (20%).

Diante da atual situação, o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações em conjunto com os estados com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo. Encontra-se em processo de elaboração o “Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil, 2020”, que tem como objetivo elencar as atividades fundamentais e necessárias aos três entes federativos, envolvendo vigilância, imunização, laboratório e assistência, para que se possa alcançar a eliminação do sarampo no país.

Baixa procura durante a pandemia

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), as crianças estão deixando de ser vacinadas durante a pandemia de coronavírus, de acordo com a avaliação de 73% dos pediatras. Ao todo, foram ouvidos por um formulário on-line 1.525 médicos de todos os estados brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 70% dos médicos dizem que as famílias têm medo de se contaminar ou infectar as crianças com o coronavírus em consultas presenciais. Nesse sentido, 82% dos médicos relataram um aumento dos atendimentos por telefone, aplicativos de mensagem e outras formas de comunicação à distância.

A infectologista Patrícia Lima Hottz, que também é mestre em doenças infecciosas e parasitárias pela UFRJ, explica que “a vacinação em tempos de pandemia pode ser feita de forma segura. Algumas unidades de saúde estão disponibilizando a vacinação dentro dos carros, no sistema drive thru, com horários agendados para evitar aglomeração ou em ambientes ao ar livre com organização de filas garantindo a distância segura entre as pessoas. Lembrando que todos os responsáveis também devem usar máscaras de proteção facial e levar álcool gel para higiene das mãos”, relata. 

Ela ainda complementa que “as vacinas do calendário infantil devem ser mantidas, pois a médio e longo prazo as consequências do atraso vacinal podem ser muito graves. A interrupção da vacinação, especialmente em crianças menores de 5 anos, gestantes e outros grupos de risco pode levar ao aumento dos casos de doenças preveníveis, além do ressurgimento daquelas já eliminadas ou controladas”, observa a médica, de Nova Friburgo.  

A doença

A infectologista Patrícia explica ainda que o sarampo é “uma doença viral altamente contagiosa através de gotículas respiratórias. Os principais sintomas iniciais são febre, tosse, coriza, mal estar intenso e irritação nos olhos. Após alguns dias podem surgir manchas no corpo. A persistência da febre é um sinal de alerta da evolução para formas graves da doença. O sarampo pode causar pneumonia, encefalite e até a morte. A única forma eficaz de prevenção é a vacina”, enfatiza. 

A vacina 

A vacina contra o sarampo é do tipo tríplice viral e também imuniza contra a rubéola e a caxumba. A vacinação contra o sarampo segue o calendário normal e está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde. Todas as pessoas entre seis meses e 59 anos devem se vacinar. Para pessoas com até 29 anos, a orientação é que se tenha tomado duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose do tríplice viral. Em Nova Friburgo, as doses estão disponíveis nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina