Campanha de multivacinação é prorrogada até o fim de setembro

Já imunização contra Covid e gripe também será retomada nesta quinta, após o feriado
terça-feira, 06 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de multivacinação em todo o país.  Para aumentar a cobertura vacinal em Nova Friburgo, a prefeitura também vai dar prosseguimento à imunização até  30 de setembro. 

A vacinação para as crianças e adolescentes tem objetivo de prevenção a doenças como a paralisia infantil, tuberculose, HPV e meningite. A campanha continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, exceto em feriados como o desta quarta-feira, 7,  nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde do município.

Confira os horários abaixo:

* UBS de Olaria - das 8h às 18h;
* UBS do Suspiro -  das 8h às 18h;
* UBS Conselheiro Paulino - das 8h às 16h;
* UBS/ESF São Geraldo - das 8h às 16h.

Como mostrou A VOZ DA SERRA nesta segunda-feira, a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e multivacinação, que começou no dia 8 de agosto e inicialmente iria aí até esta sexta-feira, 9, ainda não conseguiu atingir nem a metade das crianças em Nova Friburgo. A meta do Ministério da Saúde é de 95%. De acordo com a pasta, em todo o Brasil, apenas 34,4% do público-alvo - crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade - foram imunizados, com 3,9 milhões de doses aplicadas. Em Nova Friburgo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal da pólio chega a 47% das crianças.

Covid e gripe

Já a vacinação tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe  segue acontecendo em Nova Friburgo  esta semana, sendo retomada nesta quinta-feira, 8, logo após o feriado. A quinta dose contra a Covid estará disponível para imunossuprimidos, gestantes e puérperas que são imunossuprimidas. Já a quarta dose está sendo ofertada para todos com mais de 18 anos.  A terceira aplicação está disponível para os adolescentes com mais de 12 anos e toda a população acima dessa idade. As segundas e primeiras doses também estão sendo oferecidas nas unidades de saúde. 

Nesta nova semana, a campanha de imunização estará disponível nas unidades básicas de saúde do Suspiro, Olaria e Conselheiro Paulino. Nas UBS/ESF de São Geraldo e Cordoeira também haverá vacinação. Nas Estratégias de Saúde da Família, semanalmente, não será mais realizado, devido a baixa adesão, o que pode ocasionar a perda de doses. Entretanto, a equipe preparará campanhas itinerantes nos bairros mais afastados.

Já  a vacinação contra a gripe tem como alvos crianças nas salas de vacina  e  jovens, adultos e idosos nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino e UBS/ESF de São Geraldo e Cordoeira.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde