Campanha da Fraternidade Ecumênica será aberta com transmissão online

Tema deste ano é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e traz o lema “Cristo é a nossa paz, do que era dividido, fez uma unidade”.
sábado, 13 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação/Diocese NF)
(Fotos: Divulgação/Diocese NF)

A Campanha da Fraternidade que se inicia todos os anos na Quaresma (período de 40 dias em que os católicos se preparam para a Páscoa, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo) e prossegue durante todo o ano com reflexões sobre um tema proposto será ecumênica este ano. A participação no desenvolvimento da campanha de outras denominações cristãs ocorre a cada cinco anos, desde 2000. Desta vez, a CF 2021 terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e traz o lema “Cristo é a nossa paz, do que era dividido, fez uma unidade”.

A abertura nacional da CF 2021 será na próxima quarta-feira, 17. Na Diocese de Nova Friburgo dois eventos irão marcar o início das atividades: na quinta-feira, 18, às 20h, o bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, fará considerações sobre o tema em uma live com transmissão pelos canais oficiais da Diocese (Facebook e YouTube – diocesedenovafriburgo). Já a abertura oficial da CF em Nova Friburgo acontecerá no próximo sábado, 20, com a missa solene, às 10h, também com transmissão online.

Por tratar-se da Campanha da Fraternidade Ecumênica o texto-base para as reflexões foi preparado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual também faz parte a Igreja Católica no Brasil. A temática do diálogo e da unidade foi escolhida em janeiro de 2020 pela Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica, formada por representantes das igrejas integrantes do Conic.  

Sobre a Campanha da Fraternidade

Em 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para assistir aos pobres. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal-RN. A ideia funcionou tão bem que, no ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a Campanha da Fraternidade. E, em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) com o tema: “Igreja em Renovação”.

LEIA MAIS

Fiéis farão caminhada do Suspiro até a Catedral onde será celebrada missa solene

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra