Câmara Jovem promove última sessão e encerra edição de 2023

No evento, estudantes apresentaram livro com os projetos de lei que serão apreciados pelos vereadores e a prefeitura
terça-feira, 28 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/CMNF)
(Foto: Divulgação/CMNF)

Retomado este ano pela presidência da Câmara Municipal, em parceria com a Escola do Legislativo Friburguense (Elenf) e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Câmara Jovem promoveu, na semana passada, a última sessão deste ano. Na ocasião, os jovens parlamentares, todos estudantes da rede pública, apresentaram novamente os seus projetos de lei, com direito a entrega de um livro com todas as propostas protocoladas, tanto à Câmara, como à Prefeitura de Nova Friburgo e a cada uma das escolas participantes.

Prestigiaram a sessão o presidente da Câmara Municipal, vereador Max Bill; a vereadora e coordenadora da Elenf, Maiara Felicio e os vereadores Cláudio Leandro e Vanderleia Abrace Essa Ideia, além da secretária municipal de Educação, Caroline Klein; a coordenadora escolar, Marta Raquel; o coordenador pedagógico da Elenf, Ricardo Gama, e outros participantes do projeto, representantes da prefeitura, professores, pais e responsáveis dos estudantes. O evento também contou com apresentações musicais de duas jovens parlamentares.

“É o momento de agradecer. Assim que assumi a presidência, procurei a vereadora Maiara Felicio, e tenho certeza que acertei na escolha. Foi um projeto preparado com carinho por ela, pelo professor Rico, Victória e pelo Poder Executivo. O projeto foi um grande sucesso. Um vereador comentou que, participando de todo o processo, a visão sobre política mudou, algo que aconteceu comigo também. Esse projeto está mantido para 2024 e iremos incrementá-lo”, resumiu Max Bill.

A iniciativa, desenvolvida pela Elenf, com apoio da Secretaria de Educação, contou com várias etapas, desde a eleição dos jovens vereadores, composição da Mesa Diretora, apresentação e votação dos projetos de lei. A Mesa do Câmara Jovem 2023 foi formada pela presidente Yohana Manuela; pela vice-presidente, Maria Luiza Machado; por Thalía de Almeida, a segunda vice, David Bonifácio; o 1º secretário, e por Thaina Futigami, 2ª secretária.

“Me lembro do dia em que fui para as salas de aula fazer o convite para o projeto. Tinha medo de não conseguir convencê-los a virem para cá, e existia um desejo em comum em trazer a juventude para participar. E somos nós que agradecemos aos jovens parlamentares. Esse é o papel da Câmara Municipal: fazer com que cada pessoa do município se sinta representada, e foi isso que esses jovens fizeram”, resumiu a vereadora Maiara Felício.

Os jovens parlamentares 

Participam do projeto Câmara Jovem, este ano, as escolas municipais Alcides Francisco Brantes, Cypriano Mendes da Veiga, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, CEFFA Flores de Nova Friburgo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maximillian Falck, Monsenhor José Antônio Teixeira, Odette Penna Muniz, CEFFA Rei Alberto I, Rui Barbosa, Tiradentes, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie e Cecília Meireles.

A Câmara Jovem foi formada pelos seguintes parlamentares: Joice Ribeiro (Alcides Brantes); Davi Bonifácio (Cecília Meirelles); Daiana Heringer (Ceffa Flores); Rubiana da Silva Frossard (Cypriano Mendes); Eduardo Gonçalves (Dante Magliano); Luiz Felipe Gonçalves e Caio da Silva Pereira (Dermeval Barbosa Moreira); Keyloane Batista e Ana Luiza Santana (Juscelino Kubitschek); Ana Beatriz Gomes (Maximillian Falck); James Ouverney (Monsenhor José Antônio Teixeira); Victória Teixeira, Elaion Boy da Cunha e Maria Luiza Machado (Odette Penna Muniz); Talía de Almeida e Yohana Manuela de Andrade (Ceffa Rei Alberto I); Thainá Futigami Martins, Ana Clara Sinder e João Gabriel Marques (Rui Barbosa); Geovana Araújo (Vevey La Jolie); David Schneider (Tiradentes) e a suplente Yohana dos Santos Moura (Odette Penna Muniz).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: