Câmara discute atuação ilegal de optometristas em Friburgo

Eles são acusados de vender e prescrever óculos e lentes a pacientes, o que só médicos oftalmologistas podem fazer
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A reunião na Câmara (Foto: CMNF)
A reunião na Câmara (Foto: CMNF)

Uma reunião na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 9, debateu a atuação de optometristas que estão exercendo irregularmente a função de médicos oftalmologistas em Nova Friburgo. O encontro, realizado a pedido de oftalmogistas locais, reuniu  profissionais da área; o delegado Henrique Pessoa, titular da 151ª DP; o  coordenador do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj),  Marcelo Orphão Motta; o subsecretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Adelmo Vieira; a assessora jurídica  do Procon, Fernanda Macário e o coordenador de Vigilância Sanitária, da prefeitura, Humberto Delegave.

O optometrista é um especialista encarregado dos cuidados com a visão, mas sem treinamento médico. De acordo com Orphão, em Nova Friburgo é elevado o número de denúncias e reclamações feitas ao Cremerj sobre a atuação ilegal nesta área. “Esses técnicos são proibidos por lei de medicarem, prescreverem ou até mesmo indicarem óculos ou lentes a pacientes. Isso é caracterizado como  exercício ilegal da profissão, além de poder causar danos irreversíveis à visão de pacientes”, explicou o coordenador do Cremerj. 

Durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Moreira (PSL), propôs a criação de uma força-tarefa entre os órgãos públicos. Ele pretende encaminhar à prefeitura uma proposta da revisão da lei complementar 69/2012, que rege o Código Sanitário Municipal, a fim de coibir as práticas irregulares no município.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Humberto Delegave, defendeu uma campanha educativa para a população. Segundo ele, além das denúncias de vendas casadas, há cerca de dois anos optometristas vêm sendo denunciados por prescrever receitas e assinar como médicos, o que é ilegal. Segundo o delegado Henrique Pessoa, a força-tarefa trabalhará em defesa da saúde pública como um bem maior. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde