Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024

Lei compreende as prioridades e as metas da administração pública municipal, metas e riscos fiscais, entre outros
quarta-feira, 19 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou o projeto de lei, encaminhado pela prefeitura, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. O texto, apreciado na última quinta-feira, 13, é o instrumento de planejamento que compõe o ciclo orçamentário, junto ao Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual, tendo o papel de estabelecer as diretrizes que reconduzam as finanças públicas do município.

O projeto de lei prevê o estabelecimento de metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e as condições de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, dentre outros.

Antes da apreciação, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para debater os assuntos relacionados ao Projeto de Lei Ordinária 256/2023. Durante o evento, proposto pela Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Planejamento do Legislativo, presidida pelo vereador Christiano Huguenin, foram apresentados números referentes a previsões de gastos, despesas e investimentos da prefeitura para o próximo ano.

Destinação de recursos 

Alguns pontos da Lei de Diretrizes foram questionados pela Comissão, e os representantes do Executivo presentes buscaram esclarecê-los. Os secretários municipais de Finanças, Rodrigo França, e de Educação, Caroline Klein, participaram da reunião. Membros de entidades e organizações de Nova Friburgo também participaram, com colocações, opiniões e sugestões sobre a destinação dos recursos, dentre outros pontos. A audiência foi realizada em obediência ao Regimento Interno da Câmara de Nova Friburgo.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as prioridades e as metas da administração pública municipal, metas e riscos fiscais, estrutura e organização dos orçamentos, as diretrizes gerais para a elaboração e execução dos orçamentos do município e suas alterações, disposições relativas à dívida pública municipal, despesas do município com pessoal e encargos sociais e alterações na legislação tributária para o exercício correspondente.

A partir da aprovação das diretrizes, o projeto de Lei Orçamentária Anual é encaminhado ao Poder Legislativo com texto da lei, consolidação dos quadros orçamentários, anexo dos orçamentos fiscal e da seguridade social, discriminando a receita e a despesa na forma definida nesta Lei e a discriminação da legislação da receita e da despesa, referente aos orçamentos fiscais e da seguridade social.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: