Calendário de imunização contra Covid em Friburgo tem nova etapa

Nesta terça serão vacinados trabalhadores da saúde e atendentes de consultórios e clínicas com 50 anos ou mais
segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Calendário de imunização contra Covid em Friburgo tem nova etapa

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo alterou o cronograma de imunização da Covid-19. Nesta terça-feira, 9, a Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, atenderá, das 14h às 20h, exclusivamente trabalhadores da saúde e atendentes de consultórios e clínicas, a partir de 50 anos. 

O avanço no calendário da imunização deste novo público-alvo começou nesta segunda e deve-se ao envio na semana passada, pelo Governo do Estado do Rio, de mais doses da CoronaVac. Os profissionais que estão sendo imunizados nesta fase são: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de laboratórios e terapeutas ocupacionais.

Para ser vacinado contra a Covid-19 é exigida pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, setor responsável pela imunização no município, a apresentação de qualquer documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional da classe ou documento comprobatório junto a um outro documento com foto; carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e CPF. Para os educadores físicos é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. 

Já para recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, e motoristas de ambulâncias, será necessário apresentar: a carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque e documento com foto, carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e CPF. Quem não possuir o cartão do SUS poderá emiti-lo por meio do aplicativo Conect SUS ou fazer no local.

Os critérios adotados pela Prefeitura de Nova Friburgo para execução da estratégia de vacinação seguem as normas e determinações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde, inclusive os públicos-alvo para cada etapa e o cronograma. O andamento do calendário está sujeito a alterações conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro e de acordo com o abastecimento de vacinas nas quantidades necessárias.

A execução dos períodos de vacinação depende do abastecimento de novas doses das vacinas pelo Ministério da Saúde. À medida que o município receber mais remessas de doses das vacinas, a prefeitura vai divulgar quais os próximos públicos para a vacinação, mas tudo dependerá das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado do Rio.

 

LEIA MAIS

Desde o início da campanha, 84% das doses recebidas pela prefeitura foram utilizadas em Friburgo

Prefeito sancionará projeto que prevê uso em tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica

Capital aguarda evolução da nova variante; Bom Jardim já cancelou a festa

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra