Calendário de imunização contra Covid em Friburgo tem nova etapa

Nesta terça serão vacinados trabalhadores da saúde e atendentes de consultórios e clínicas com 50 anos ou mais
segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Calendário de imunização contra Covid em Friburgo tem nova etapa

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo alterou o cronograma de imunização da Covid-19. Nesta terça-feira, 9, a Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, atenderá, das 14h às 20h, exclusivamente trabalhadores da saúde e atendentes de consultórios e clínicas, a partir de 50 anos. 

O avanço no calendário da imunização deste novo público-alvo começou nesta segunda e deve-se ao envio na semana passada, pelo Governo do Estado do Rio, de mais doses da CoronaVac. Os profissionais que estão sendo imunizados nesta fase são: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de laboratórios e terapeutas ocupacionais.

Para ser vacinado contra a Covid-19 é exigida pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, setor responsável pela imunização no município, a apresentação de qualquer documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional da classe ou documento comprobatório junto a um outro documento com foto; carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e CPF. Para os educadores físicos é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. 

Já para recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, e motoristas de ambulâncias, será necessário apresentar: a carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque e documento com foto, carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e CPF. Quem não possuir o cartão do SUS poderá emiti-lo por meio do aplicativo Conect SUS ou fazer no local.

Os critérios adotados pela Prefeitura de Nova Friburgo para execução da estratégia de vacinação seguem as normas e determinações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde, inclusive os públicos-alvo para cada etapa e o cronograma. O andamento do calendário está sujeito a alterações conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro e de acordo com o abastecimento de vacinas nas quantidades necessárias.

A execução dos períodos de vacinação depende do abastecimento de novas doses das vacinas pelo Ministério da Saúde. À medida que o município receber mais remessas de doses das vacinas, a prefeitura vai divulgar quais os próximos públicos para a vacinação, mas tudo dependerá das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado do Rio.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra