Búzios é o primeiro município do estado a adotar Cannabis medicinal

Prefeito sancionará projeto que prevê uso em tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica
quarta-feira, 01 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A votação na Câmara que aprovou o uso da Cannabis medicinal em Búzios (Divulgação)
A votação na Câmara que aprovou o uso da Cannabis medicinal em Búzios (Divulgação)

A Câmara Municipal de Búzios aprovou por unanimidade, em pedido de urgência, o projeto de lei de autoria do vereador Aurélio Barros (Patri) que garante o uso e a distribuição de Cannabis Medicinal no município. A lei será sancionada pelo prefeito Alexandre Martins.

Assim, entre os 92 municípios do Estado do Rio,  Búzios será a  primeira cidade a regulamentar, na rede pública de saúde, o uso da Cannabis medicinal para tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica que não respondem aos tratamentos convencionais.

De acordo com o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, desde o início do ano a equipe técnica da pasta já discurtia o uso do medicamento. "Fizemos a Conferência Municipal de Saúde, cujo tema central foi saúde mental, e uma das mesas temáticas foi o uso da Cannabis medicinal para o tratamento de crianças e adolescentes autistas e epilepsia refratária. Foram apresentados os estudos e avanços com a utilização do Canabidiol nessa clientela. O projeto de lei liberando a compra do medicamento pela Secretaria Municipal de Saúde, para distribuição a pacientes que sejam elegíveis ao tratamento, é um grande passo que está sendo dado", afirmou.

O remédio à base de Cannabis já está sendo incluído na Relação de Medicamentos Municipal (Remume). Búzios tem  atualmente dois médicos especialistas prescritores do medicamento.

Para o prefeito Alexandre Martins, os resultados na área da medicina são positivos, principalmente para os autistas. Ser a primeira cidade do estado mostra que a saúde é prioridade da sua administração. “É um avanço muito importante para a ciência, por isso decidi autorizar o uso da Cannabis medicinal no município. Tenho visto relatos sobre o medicamento e em todas as doenças que ele atuar positivamente. Entendo que irá proporcionar um grande conforto para os doentes e familiares”, afirmou.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde