O governo da Índia liberou as exportações comerciais da vacina de Oxford contra a Covid-19, com a previsão de enviar já nesta sexta-feira, 22, as primeiras remessas para o Brasil e Marrocos.
A informação foi dada nesta quinta pelo secretário das Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters.
O Ministério da Saúde, em nota oficial emitida à tarde, confirmou a informação. "O Ministério da Saúde informa que os dois milhões de doses da AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta no fim da tarde. A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao Aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o Aeroporto Internacional Tom Jobim", informou em nota.
Até agora, a Índia só havia enviado doses a países vizinhos. O governo indiano havia suspendido a exportação até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, no fim de semana passado.
O Brasil vinha enfrentando dificuldades para liberar a carga que comprou do Instituto Serum. Na quarta, 20, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, disse que não havia prazo para receber o carregamento.
Na segunda, 18, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, atribuiu à "diferença de fuso horário" a dificuldade das negociações, sem explicar por que não houve problemas com a China.
Deixe o seu comentário