Nos últimos anos, a Black Friday passou a ser mais conhecida no Brasil e deixou de ser apenas uma promoção na internet. O tradicional dia de descontos que ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, portanto, na próxima sexta, 27, ganhou uma maior adesão do comércio de rua e dos grandes centros de compras. Esse engajamento dos empresários fez com que os consumidores vissem na data uma oportunidade para adquirir produtos de maior valor agregado com preços bem mais convidativos.
Um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) revelou que 38,4% dos fluminenses pretendem aproveitar as ofertas da campanha coletiva para realizar compras, isso é o equivalente a 4,3 milhões de pessoas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa apontou que os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 808,60, em média, nas promoções desta edição da Black Friday. Esse valor é 45% maior que a estimativa de gasto médio em 2019. O IFec RJ estima que a Black Friday movimente cerca de R$ 3,5 bilhões na economia fluminense. Entre as opções preferidas estão: eletrodomésticos (50,9%), eletrônicos (49,1%), itens do vestuário, calçados e acessórios (33%), móveis (27,4%), livros e artigos de papelaria (17,9%), artigos de uso pessoal (17,9%) e pacotes de viagem (14,2%). Em menor proporção aparecem itens de materiais de construção (12,3%), itens de alimentação (11,3%), serviços de estética e beleza (7,5%) e assinaturas de internet e TV , por exemplo (4,7%).
Para o diretor do IFec RJ, João Gomes, a data está se consolidando no calendário de compras dos consumidores fluminenses. “Apesar de todas as dificuldades motivadas pela pandemia, observamos que o percentual de pessoas dispostas a presentear na Black Friday voltou a um patamar abaixo de 40%, apesar disso, o ticket médio subiu bastante fazendo com que o volume injetado na economia ficasse próximo ao da Semana Brasil, que foi o maior do ano até agora”, destaca Gomes.
Ao serem perguntados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados respondeu que se dividiriam entre lojas físicas e online (36,8%), só online (48,1%) e somente física (15,1%). A sondagem ocorreu entre os últimos dias 11 e 13 e contou com a participação de 404 consumidores em todo o estado do Rio. Em Nova Friburgo também é grande a expectativa dos lojistas para o aumento das vendas na próxima sexta-feira. Algumas lojas, inclusive, já estão fazendo um “esquenta”, com promoções especiais ao longo desta semana.
A Fecomércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 323 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 61% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).
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