BC confirma vazamento de dados de clientes da Caixa

Foram afetados dados cadastrais vinculados a 644 chaves Pix; senhas e saldos, no entanto, não foram expostos
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo Federal)
(Foto: Governo Federal)

O Banco Central (BC) informou que houve vazamento de dados pessoais de clientes da Caixa Econômica Federal. Segundo o sistema do BC, a falha de segurança afetou dados cadastrais vinculados a 644 chaves Pix sob responsabilidade da Caixa. As informações vazadas envolvem nome do usuário, CPF, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta e data de criação da chave Pix.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário", informou, em nota, o Banco Central.

De acordo com a autoridade monetária, as informações obtidas são de "natureza cadastral", que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. Os clientes que foram vítimas do vazamento serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Portanto, o BC não irá fazer essa comunicação nem por mensagem ou e-mail nem por chamadas telefônicas.

O Banco Central informou também que o vazamento se deu por falhas pontuais em sistemas da Caixa e que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso para que sejam aplicadas as medidas sancionadoras previstas para esse tipo de incidente. O BC afirmou ainda que o vazamento identificado tem baixo impacto potencial para os usuários. (G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: