Atrações e festivais para curtir nesta quarentena em Friburgo

Artistas locais oferecem cultura e diversão de todo tipo para amenizar o isolamento social
sexta-feira, 01 de maio de 2020
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
O Festival de Cinema Francês Varilux será transmitido pela web
O Festival de Cinema Francês Varilux será transmitido pela web

Vamos começar falando de cinema, mais precisamente do Festival Varilux de Cinema Francês, inicialmente programado para junho. Com a pandemia do coronavírus, a edição presencial, que ocorre há dez anos em cinemas de todo o Brasil com uma programação recheada de produções da França, por enquanto, está sem data certa. Mas, como o show não pode parar, os organizadores decidiram criar o Festival Varilux em Casa, que está oferecendo, gratuitamente, 50 filmes em uma plataforma de streaming por quatro meses - desde a última segunda-feira, 27, até agosto. Para assistir, basta acessar este link e fazer um cadastro simples.

A seleção dos filmes é preciosa em sua diversidade de gêneros e elenco de astros como Gérard Depardieu, Isabelle Huppert, Catherine Deneuve, Jean Dujardin, Juliette Binoche, Omar Sy, Vincent Lindon, Virginie Efira, Marion Cotillard, entre outros. Tem comédias, dramas, filmes históricos e thrillers. Também estão disponíveis seis longas de animação dublados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário, A Raposa Má, O Menino da Floresta, Asterix e o Domínio de Deuses, Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris. 

Festival Virtual

“Cante São Pedro da Serra” é um festival virtual e competitivo, iniciado na última quarta-feira, 29, com previsão para ir até o próximo dia 25. Das 21 inscrições, restaram 17 composições disputando seis prêmios: quatro decididos por um júri composto por cinco pessoas escolhidas pela organização do evento, e dois pelo voto popular, através da internet. Cada música aprovada para participar ganhou espaço no site <www.cantesaopedrodaserra.com.br>. 

Os internautas encontrarão links para os clipes das músicas no Youtube, além de botões para deixar o seu voto. A organização do evento também espera estimular os visitantes a contribuir com um ‘couvert artístico virtual’, de valor livre para os artistas de sua preferência. Ressalte-se a importância desse tipo de contribuição neste momento, quando todos os músicos estão em casa, impossibilitados de fazer shows.

No início, o festival foi pensado para aceitar apenas músicas que falassem de São Pedro da Serra e decidir tudo no voto popular, pela internet. Mas, antes de ser lançado, atendendo pedidos de artistas que tinham belas canções ainda inéditas sobre temas mais amplos, optou-se por duas categorias: canções sobre São Pedro da Serra e composições que, sem falar na vila, abordassem a vida no campo ou algum aspecto da relação com a natureza. Em seguida, para evitar que o candidato mais bem relacionado vencesse uma composição de melhor qualidade, foi incluído um júri.

Assim, o voto popular poderá escolher entre qualquer música, seja sobre a vila ou a natureza, enquanto o júri decidirá qual composição sobre São Pedro da Serra é a melhor. Poderá acontecer de um mesmo candidato sagrar-se vencedor dos dois prêmios, ou acumular o prêmio de melhor composição com o de melhor intérprete.
 

Fique em Cena
 

Entre os dias 1º e 8 de maio o Grupo Energisa promove o Festival Fique em Cena, com transmissão de apresentações musicais de bandas e artistas brasileiros ao vivo pelo seu canal no YouTube. O evento faz parte do Movimento Energia do Bem, liderado pela empresa, e tem um canal de doações para que os espectadores contribuam financeiramente com os artistas locais da Zona da Mata Mineira, João Pessoa-PB e Nova Friburgo que precisaram interromper os concertos nas usinas culturais da empresa devido as medidas de combate à Covid-19. Na descrição de cada transmissão haverá um link para a plataforma de financiamento coletivo da Evoé, onde o público poderá efetuar as doações.

    Ao longo do festival, a plataforma digital www.poloaudiovisual.tv terá em destaque o espetáculo “Dança Sinfônica”, do Grupo Corpo, Marco Antônio Guimarães e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; os concertos da Orquestra Ouro Preto “Quem perguntou por mim”, em homenagem a Fernando Brant, e “Valencianas”, com Alceu Valença; e a exibição do longa-metragem “Maria do Caritó”, com a atriz Lilia Cabral. Já no encerramento do evento, no dia 8 de maio, o público poderá contar com uma programação especial com apresentações ao vivo de Emmerson Nogueira, Otto, Dudu Lima, Aline Calixto, Sandra da Portela e Pereira da Viola.

O festival integra o Movimento Energia do Bem, liderado pela Energisa junto com 13 parceiros para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela pandemia nos 11 estados onde atua. As iniciativas incluem doação e manutenção de ventiladores pulmonares, obras elétricas em unidades públicas de saúde e a captação de recursos para assistência a idosos. 

Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social, como a mostra Cine Fique em Casa, que funciona na plataforma www.poloaudiovisual.tv. Trata-se de um serviço de streaming gratuito com filmes nacionais produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas e em outras regiões do país, com patrocínio da Energisa. O canal é fruto de uma parceria com o Instituto Fábrica do Futuro e a empresa Samba Tech e possui um catálogo de 45 títulos, entre longas, curtas, séries, videoclipes e podcasts. Confira a programação dos três primeiros dias do Festival (agenda dos próximos dias em fechamento):

1º/05 (sexta) – A partir de 19h

  • Cátia de França (PB)

  • Leo Viramundo (RJ)

  • Surfa (MG)

  • Cabruêra (PB)

  • Pereira da Viola (MG)

 

2/05 (sábado) – A partir de 18h30

  • Caru de Souza (Nova Friburgo)

  • Rodrigo D'Sá & Os Serafins(MG)

  • Totonho (PB)

  • Renato Barushi (MG)

  • Wister (PB)

  • Nathalia Bellar (PB)

 

3/05 (domingo) – A partir de 18h30

  • Sandra da Portela (RJ)

  • Roger Resende (MG)

  • Carol Ferraz (MG)

  • Luana Flores (PB)

  • Os Gonzagas (PB)

  • Poliana Rezende (PB)

    

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Confira as nossas dicas e divirta-se mantendo os cuidados sanitários recomendados

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra