O Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou o planejamento de prevenção e ações voltadas para a possibilidade de fortes chuvas a partir desta sexta-feira, 4, e que deve se estender pelo fim de semana. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, o avanço da frente fria pelo Oceano Atlântico poderá acentuar os locais de instabilidade, aumentando as chances de tempestade, raios e ventania em diversas regiões fluminenses, principalmente a Serrana, metropolitana e Costa Verde.
Modelos meteorológicos indicam que o volume de chuva acumulado em apenas um desses dias pode ultrapassar a média esperada para todo o mês de abril, que varia entre 250 e 350 mm na região centro-sul do estado, incluindo Nova Friburgo. O sábado, 5, pode ser o dia mais crítico. A previsão de chuvas fortes se deve a uma frente fria que poderá provocar o aumento de nuvens e temporais isolados à tarde e à noite.
O governador Cláudio Castro anunciou medidas para minimizar os efeitos do possível temporal. “Estamos atuando de forma preventiva e antecipada para atenuar possíveis danos causados pela chuva que está prevista para este fim de semana. Nossas equipes trabalham, sem parar, monitorando todo o estado. Temos a consciência dos efeitos das mudanças climáticas que vêm acontecendo e afetam toda a população”, disse recomendando que os moradores de áreas com risco de enchentes e deslizamentos mantenham-se atentos aos avisos da Defesa Civil e desocupem suas residências procurando os pontos de apoio cadastrados, no caso de acionamento das sirenes de alerta-alarme.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), monitora 24 horas por dia as condições climáticas e os níveis pluviométricos, emitindo alertas de risco. “É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares”, afirmou o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles.
Investimento
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros receberam investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia para a gestão de riscos e respostas a desastres, como o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, com 202 sirenes e 70 pluviômetros.
A corporação está preparada para atender quaisquer emergências, nos 92 municípios fluminenses, com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas em desastres. (Com informações Agência Brasil e CNN)
Em Friburgo, eventos adiados
Por conta dos alertas de previsão de chuvas fortes no Estado do Rio de Janeiro e o risco severo de deslizamentos e enchentes, principalmente na Região Serrana, a organização do evento Festival Art & Bier, marcado para acontecer desta sexta-feira, 4, a domingo, 6, na Praça do Suspiro, optou por adiá-lo para os próximos dias 11,12 e 13.
Decisão idêntica tiveram os organizadores da festa comemorativa ao aniversário do distrito de São Pedro da Serra que também aconteceria neste fim de semana. A nova data deste evento, ainda não foi divulgada.
Deixe o seu comentário