Alerj e Firjan debatem soluções para alavancar a indústria

Estudo com propostas de ações visando ao aumento da competitividade foi apresentado no encontro
quinta-feira, 18 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Alerj e Firjan debatem soluções para alavancar a indústria

Os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), e da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, se reuniram por videoconferência esta semana para debaterem as reivindicações da indústria e de que forma é possível destravar os gargalos que inviabilizam o seu crescimento ainda mais prejudicado atualmente com a pandemia da Covid-19. Problemas como, por exemplo, a necessidade de uma revisão da carga tributária, para que as empresas fluminenses tenham condições de fazer frente a concorrentes de outros estados e do exterior.

No debate, a Firjan apresentou um estudo com propostas de ações visando ao aumento da competitividade da indústria do estado. Uma delas é adoção do mesmo benefício fiscal concedido pelos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Caso o Rio adote essa política tributária, uma simulação feita pela Firjan mostra que haveria um grande avanço da economia, com a geração de mais de 41 mil empregos.

“Foi mais uma reunião produtiva com a Firjan para debater medidas de fortalecimento do nosso Estado, do ponto de vista fiscal. O Rio de Janeiro precisa ser mais competitivo e se destacar entre os estados da Região Sudeste. Nós, deputados, temos disposição para enfrentarmos a substituição tributária; esse é nosso desafio. O momento é importante, não tenho dúvida de que a médio e longo prazo conseguiremos reverter essa questão”, disse André Ceciliano.

Já Eduardo Eugenio destacou a importância do debate: “Ao construirmos uma agenda conjunta com a Alerj, estamos promovendo uma união de forças histórica no Rio e de compromisso com a sociedade”.

Retomada econômica

De acordo com o estudo, essa retomada da economia fluminense está baseada em quatro pilares: infraestrutura e mobilidade urbana, segurança pública, competitividade tributária e regulatória, e acesso ao crédito. Quanto à elaboração de um Plano Estadual de Concessão, a Firjan identificou 142 oportunidades para concessões e parceria público-privadas no Estado, representando um potencial de R$ 54,8 bilhões em investimentos. Além da inclusão de novos projetos, a Firjan entende que cabe avaliar a eventual expansão das concessões rodoviárias estaduais com a inclusão de outros trechos.

Na área de infraestrutura e mobilidade, a Firjan aponta para a criação de um comitê estadual voltado à coordenação de ações no setor de energia elétrica. O objetivo é enfrentar os problemas de custo de energia (tributário e de produção) e de qualidade, já que o Rio de Janeiro possui a maior tarifa do país, sendo 20% mais cara que a média brasileira. O estudo cita também a possibilidade de utilização de créditos tributários na geração de energia elétrica a gás natural, dando competitividade a projetos do gênero.

Com relação à carga tributária, a indústria defende a aprovação do projeto de lei 2626/2020 - que propõe a suspensão da aplicação do regime de ST (Substituição Tributária) nas produções de leite e derivados, bebidas destiladas, alambiques e cachaçarias -, bem como reivindica a inclusão de outros setores nesse projeto de lei como o de plástico.

No caso do setor de trigo, o estudo sinaliza a possibilidade de antecipação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelos varejistas e concessão de crédito presumido, nos termos da legislação existente em Minas Gerais. Quanto ao pescado fluminense, busca-se trazer para esse tipo de indústria o incentivo dado por São Paulo e Espírito Santo.

Repetro

O estudo também abordou a questão do Repetro, destacando a relevância da recente aprovação pela Alerj do projeto de lei 1771/2019, que determina a adoção de uma série de incentivos e benefícios fiscais para o setor de petróleo e gás natural do Estado do Rio. O projeto é considerado fundamental para a internalização de regime tributário nos termos do convênio do Confaz, permitindo a isonomia entre fornecedores nacionais e internacionais nos bens destinados à exploração ou produção de petróleo e gás. Com isso, a indústria desse setor vislumbra a oportunidade de atender a encomendas oriundas de mais de 30 projetos de Sistemas de Produção até 2030.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra