Alerj aprova flexibilização do uso de máscaras no Estado do Rio

Projeto que autoriza prefeituras a suspender obrigatoriedade vai agora para o governador, que tem até 15 dias para sancionar
terça-feira, 26 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Populares de máscara nas ruas de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Populares de máscara nas ruas de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram na tarde desta terça-feira, 26, o projeto de lei que autoriza o governo fluminense e as prefeituras do estado a flexibilizarem o uso de máscaras, item de proteção contra a Covid-19. A proposta agora é encaminhada ao governador Cláudio Castro, que pode sancionar ou vetar o texto em até 15 dias.

O texto-base aprovado em votação simbólica é do presidente da Casa, deputado estadual André Ceciliano (PT), e altera uma lei de junho do ano passado que definiu o uso obrigatório de máscaras durante a pandemia. Na época, também se estabeleceu quais seriam as penalidades para quem descumprisse a regra.

Durante a sessão, segundo informa o portal de notícias G1, deputados contrários ao texto de Ceciliano tentaram incluir um destaque no projeto estipulando que a flexibilização só pudesse ocorrer após 80% da cobertura vacinal da população. Mas a tentativa de mudar a proposta foi rejeitada por 48 votos a 13.

A capital chegou na noite desta segunda-feira, 25, à marca de 65% da população totalmente vacinada contra a Covid. Em tese, significa que o município chegou ao percentual definido pela própria prefeitura que permite abolir o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração. Mesmo assim, a lei estadual de junho mantinha a obrigatoriedade do uso do item de proteção no estado. Juridicamente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, "vale sempre a medida mais restritiva".

Na última quinta-feira, 21, durante um encontro com empresários, o prefeito Eduardo Paes disse esperar abolir as máscaras em qualquer lugar por volta de 15 de novembro.

No último dia 14, a prefeitura do Rio deixou de exigir, para os eventos-teste, a realização de exames de quem já completou o esquema vacinal contra a Covid. Antes, a pessoa devia comprovar estar em dia com a vacinação e ainda apresentar um teste negativo para o coronavírus realizado nas últimas 48 horas.

Na segunda-feira passada, 18, Paes liberou 100% de lotação em teatros, cinemas, centros comerciais e eventos, mas manteve a proibição para boates.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra