Acidentes têm ligeira redução em Friburgo com a pandemia

De janeiro a setembro foram 792 acidentes, contra 843 no mesmo período de 2019. No estado, total de vítimas caiu 39%
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Acidente na Av. Comte Bittencourt (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Acidente na Av. Comte Bittencourt (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Detran divulgou recentemente dados que apontam uma queda de 39% no número de vítimas de acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia do coronavírus. Em Nova Friburgo, apesar de não haver levantamento semelhante, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) registrou uma ligeira diminuição no número de acidentes de trânsito no mesmo período, o que pode representar também uma queda no número de vítimas.

Segundo o levantamento feito pelo 6º GBM e obtido com exclusividade por A VOZ DA SERRA, entre janeiro e setembro de 2020, Nova Friburgo registrou uma pequena redução de 6,04% no número de acidentes de trânsito. Enquanto em 2019 foram contabilizados 843 acidentes de trânsito no período; este ano foram 792.

No comparativo mês a mês, junho foi o que registrou a maior queda: 18,34%. Caiu de 109 registros de acidentes em 2019, para 89 este ano. Abril e julho também foram meses de destaque nesse sentido. Em abril (início do período de isolamento social) foram registrados 68 acidentes em Nova Friburgo, contra 79 em junho no ano passado. Já em julho, apesar do relaxamento da população com relação às medidas restritivas, o número de acidentes subiu para 97, no entanto, menos que os 109 registrados no mesmo período de 2019.

“Na verdade não houve uma redução considerável. No início da pandemia foi até maior, uma vez que as pessoas estavam respeitando mais o isolamento social e diminuíram a circulação. Mas com o passar do tempo, especialmente a partir de agosto, as pessoas foram relaxando, o que acarretou num aumento no número de acidentes, praticamente igualando ao mesmo período do ano passado”, declarou o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Fábio Gonçalves.

Os dados disponibilizados pelo quartel friburguense reforçam o entendimento do comandante. Em agosto deste ano foram 114 acidentes em Friburgo, contra 116 no ano passado. Em setembro idem; em 2020 foram 112 acidentes de trânsito e 117 em 2019.

Os números no estado

De acordo com o levantamento feito pelo Detran, o período de pandemia teve um efeito mais positivo a nível estadual do que o registrado em Nova Friburgo. Segundo o departamento, de janeiro a setembro de 2020, 13.456 pessoas foram mortas ou ficaram feridas por acidentes de trânsito em todo o Estado.

No mesmo período do ano passado, o Rio registrou 22.020 vítimas. Nos meses da quarentena, a diferença é ainda maior. Entre março e setembro, 8.035 pessoas deixaram de ser vitimadas no trânsito, uma redução de 47% em comparação com o mesmo período do ano passado. O mês de abril apresentou a maior queda: 70%.

“É uma redução bastante significativa, mas temos que manter esses índices em baixos patamares. Intensificamos as ações educativas para lembrar a população que, da mesma forma que foi preciso mudar nossa rotina com medidas de higiene e distanciamento para salvar vidas na pandemia, temos que introduzir mudanças no cotidiano do motorista. Cerca de 90% dos acidentes são causados por falha humana. Para mudar isso é importante incorporar novos hábitos também no trânsito, como desligar as notificações do celular enquanto dirige ou retirar os fones de ouvido ao atravessar a rua”, reforçou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Em 2020, o Detran promoveu uma série de campanhas educativas, como Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, de modo a conscientizar os motoristas de que é possível manter a redução dos acidentes mesmo nessa fase de retomada das atividades após o período mais rígido de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. 

 

LEIA MAIS

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura para saber se há registros de outros ataques de cães no centro da cidade

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra