Este quarto mês do ano é marcado por uma campanha dedicada à conscientização e combate à crueldade animal, realizada anualmente: Abril Laranja. A iniciativa busca envolver a sociedade em ações que alertem sobre a importância de prevenir e denunciar maus-tratos contra os pets.
Com o apoio de ONGs, instituições e a sociedade, o movimento visa reduzir o número de casos de violência contra animais, que ainda são alarmantes no Brasil. De acordo com o Instituto Pet Brasil, mais de 184 mil animais abandonados ou resgatados são cuidados por ONGs e grupos de protetores no país. Esses números refletem a necessidade urgente de conscientização e ação efetiva para combater a crueldade animal.
Maus-tratos contra os pets
Maus-tratos contra animais englobam qualquer ação que coloque em risco a integridade física ou emocional de um animal. Isso inclui agressões físicas, negligência em cuidados básicos, confinamento inadequado e exploração abusiva. Muitas vezes, a falta de conhecimento sobre o tema faz com que casos de maus-tratos passem despercebidos e não sejam denunciados às autoridades competentes.
Entre as formas mais comuns de maus-tratos estão a negligência em cuidados veterinários, a exposição a condições climáticas adversas sem proteção adequada, e o confinamento em espaços pequenos ou com correntes. Além disso, o abandono de animais é considerado crime no Brasil, conforme a lei 9.605/98, que prevê penalidades para quem maltratar ou abandonar um animal.
Denunciar maus-tratos é um passo crucial para combater a crueldade animal. Há delegacias especializadas em casos que envolvem animais. Além disso, órgãos como o Ministério Público, Ibama e Centros de Controle de Zoonoses podem ser acionados.
Em Nova Friburgo
Em prol ao combate aos maus tratos animais a Prefeitura de Nova Friburgo informou que a prefeitura, preza pelos pets com a atuação da nova Secretaria do Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea) que através de fiscalizações já permitiu até mesmo prisões em flagrante de tutores responsáveis por maus-tratos. Foi implementada ainda uma cartilha de bem-estar animal que é distribuída nas atividades do projeto Sebea Itinerante.
Em nota, a pasta ressaltou que o projeto Protetores Mirins será retomado nas escolas municipais, ensinando as crianças sobre o bem-estar animal, assim como o projeto SOS, que dará atendimento a animais de rua em perigo. Informações e denúncias: (22) 2521 1558 ou pelo e-mail: sebea021@gmail.com
* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário