Aberta consulta pública sobre criação de reserva particular

Área proposta na região do Caledônia e tem uma extensão de 6,5 hectares
quarta-feira, 12 de julho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Inea)
(Foto: Inea)

Nova Friburgo pode ganhar mais uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN). O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberá, até a próxima quarta-feira, 19, manifestações sobre a criação da nova RPPN El Shammah, localizada na região do Caledônia, com uma extensão de 6,5 hectares e contígua ao Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação ambiental administrada pelo Inea.

De acordo com o Inea, entre as espécies de fauna encontradas na área estão a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardo pardalis), e o gato-mourisco (Puma yagouarondi), todas ameaçadas e classificadas como “vulnerável”. Já em relação à flora nativa, é possível citar o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia) e o xaxim (Dicksonia sellowiana), também ameaçadas e classificadas como “Em Perigo”.

Sobre as RPPNs

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são criadas voluntariamente por iniciativa de seus proprietários e averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis e o seu reconhecimento é perpétuo, pois acompanha a vida da propriedade.

As atividades permitidas nessas reservas são educação ambiental, turismo e pesquisa científica. De acordo com o Inea, o objetivo da consulta pública é dar ciência à população de que, naquele local, há a proposta de criar uma unidade de conservação privada - uma RPPN, com o objetivo de proteger a biodiversidade. 

De acordo com a lei 9985/2000, as unidades de conservação são criadas por ato de Poder Público (regulamento) e devem ser precedidas de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade, conforme se dispuser em regulamento.

Em nota o Inea informou também que “em alguns casos, como os de RPPNs que pretendem desenvolver atividades de visitação e educação ambiental, há a possibilidade de fortalecimento das cadeias produtivas locais,  a partir da demanda de serviços de hospedagem, alimentação, guias e condutores de visitantes, esportes de aventura, observação de aves, observação astronômica, entre outros.”

Importância das RPPNs

Segundo o Inea, ao criar uma RPPN, o proprietário contribui com a proteção da biodiversidade, dos recursos naturais e com a perpetuidade dos serviços ecossistêmicos; fortalece corredores ecológicos, auxiliando na conectividade da paisagem; participa da gestão integrada do território, por meio dos mosaicos de unidades de conservação. 

Com isso também se colabora com a manutenção da qualidade ambiental e com a redução do efeito das mudanças climáticas; soma-se esforços para atingir as metas globais da biodiversidade (Metas de Aichi, aprovadas na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – COP-10) apoiando o plano de ação global aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa contribui para que sejam atingidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Além de colaborar de forma direta com a proteção da biodiversidade, o proprietário de RPPN tem outras vantagens pessoais, como isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) na parcela gravada como RPPN; possibilidade de acesso a financiamentos de projetos ambientais; possibilidade de acesso aos recursos oriundos do ICMS-Ecológico, de acordo com o que cada município estabelece e  prioridade na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola, junto às instituições oficiais de crédito, para projetos a serem implementados em propriedades que contiverem RPPN em seu perímetro.

Como participar da consulta pública

A consulta pública sobre a criação da nova Reserva Particular do Patrimônio Natural em Nova Friburgo acontece até o dia 19. Para acessar o memorial descritivo e o mapa da área proposta, basta acessar aqui.

As manifestações sobre os procedimentos de criação desta unidade de conservação deve ser enviada para inea.rppn@gmail.com.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: