11º BPM se reúne com vice-prefeito para restabelecer a ordem nas praças

Objetivo, segundo a prefeitura, é trazer famílias de volta através de ação social-educativa junto aos jovens alertando para abuso de álcool e drogas
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A primeira reunião para restabelecer a ordem nas praças de Friburgo (DIvulgação PMNF)
A primeira reunião para restabelecer a ordem nas praças de Friburgo (DIvulgação PMNF)

Como A VOZ DA SERRA noticiou em primeira mão em 23 de outubro passado, ao entrevistar o novo comandante do 11º BPM, tenente-coronel André de Holanda Cavalcante, Nova Friburgo deve ganhar em breve uma parceria inédita entre os órgãos de governo e segurança para restabelecer a ordem e a sensação de segurança nas praças da cidade. 

Na tarde da última sexta-feira, 12, o vice-prefeito Sergio Abreu se reuniu com representantes de todos os órgãos de segurança, a pedido do tenente-coronel Holanda, para discutir a implantação de uma ação social-educativa e conjunta para, segundo a prefeitura, “trazer as famílias de volta às praças da cidade”.

Este primeiro encontro contou com a participação, além do 11º BPM,  de representantes da Guarda Civil Municipal, da Subsecretaria de Posturas, da 151ª DP e do Conselho Tutelar. A intenção é realizar rondas com distribuição de panfletos, conscientizando e alertando os jovens sobre os perigos do abuso de álcool e drogas. 

A princípio, as ações serão realizadas nas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. A ideia, no entanto, é estender o projeto para outras praças, como as do bairro de Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino.

O próximo encontro já irá definir, segundo a prefeitura, as datas em que as ações começarão a ser promovidas.

A proposta é inspirada no  projeto “Praça do Bem”, recém-implantado em Petrópolis. Na Cidade Imperial, a parceria entre o 26º BPM e a prefeitura local, com o objetivo de combater crimes e, ao mesmo tempo, fiscalizar o trânsito e o  cumprimento de posturas, começou em setembro, também pelo Centro, e já avançou para outros bairros, como Cascatinha, Liberdade, Inconfidência, Alto da Serra e Pasteur.

Desde as primeiras ações conjuntas, com o apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, da Guarda Municipal, do Grupamento de Operações com Cães, da Fiscalização de Posturas e do Grupamento de Trânsito, foram apreendidas motos irregulares e drogas, efetuadas prisões e emitidos autos de infração. 

Na entrevista À VOZ DA SERRA (RELEMBRE A ÍNTEGRA AQUI), o tenente-coronel Holanda destacou que a segurança pública não depende só da polícia.

 “A PM é só uma engrenagem, e a prefeitura deve dar sua parcela de contribuição, assim como a Justiça e o Legislativo”, disse ele, acrescentando que as praças são uma referência para a cidade e a sociedade.

 “Quando a iluminação é precária, árvores deixam de ser podadas e o aspecto de abandono se instala, surge a sensação de insegurança, a população começa a se afastar e moradores de rua começam a ocupar esses espaços. A intenção é estancar isso e devolver as praças à população, com ordem”, afirmou Holanda.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança