Correios já atenderam 2 milhões por descontos indevidos no INSS

Nas agências, os segurados contam com atendimento presencial para fazer consultas e aderir ao acordo de ressarcimento
quinta-feira, 17 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Até esta terça-feira, 15, as agências dos Correios em todo Brasil já atenderam pouco mais de dois milhões de atendimentos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que buscavam informações sobre eventuais descontos não autorizados em seus  benefícios. A etapa de adesão ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal iniciou na última sexta-feira, 11, ação necessária para que os beneficiários recebam a devolução dos valores diretamente em suas contas bancárias, sem precisar recorrer à justiça.

A opção do plano de ressarcimento está disponível aos beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades. A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais.

Com atendimento seguro e humanizado, os Correios continuam disponibilizando os serviços de:

  • Consulta se houve algum desconto no benefício;

  • Contestação de descontos não autorizados;

  • Confirmação se algum desconto foi autorizado;

  • Acompanhamento do resultado da contestação (após 15 dias úteis);

  • Análise de documentos enviados por associações;

  • Adesão ao acordo de ressarcimento;

  • Recebimento de protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Para o atendimento, é necessário apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, o segurado pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta). Em Nova Friburgo, duas agências realizam atendimento aos segurados do INSS vítimas das fraudes: a da Praça Getúlio Vargas, no Centro, e a do distrito de Mury, localizada na Avenida Hamburgo.  

Trabalho conjunto 

Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento de beneficiários nas agências no último dia 30 de maio. O serviço foi idealizado principalmente para aqueles que têm dificuldade com canais digitais.

Na primeira fase, aposentados e pensionistas puderam consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios. Já na segunda etapa, os beneficiários verificaram as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos benefícios.

A iniciativa resultou em um aumento expressivo no número de beneficiários atendidos, especialmente em locais onde o INSS não possui unidades próprias.

Com capilaridade única, as mais de cinco mil agências próprias dos Correios assumiram o papel de conexão entre as pessoas e seus direitos, promovendo inclusão social e garantindo atendimento prioritário e confiável, em uma iniciativa que reforça a importância da estatal como braço do Governo Federal a serviço da sociedade.

Cuidado com os golpes 

Nenhum servidor do INSS ou empregado dos Correios está autorizado a fazer visita na casa de beneficiário para oferecer este serviço. O atendimento é feito somente:

  • pelo aplicativo Meu INSS;

  • pelo site do INSS;

  • pela Central 135;

  • e, presencialmente, nas agências dos Correios.

Em caso de dúvida, os aposentados e pensionistas devem procurar os canais oficiais para informar-se antes de qualquer decisão.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: