Começou nesta segunda-feira,16, o atendimento dos Correios para aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos em seus benefícios e já procuraram os canais de atendimento há mais de 15 dias para contestar os valores. A partir desta semana, eles poderão consultar presencialmente a resposta das entidades.
Até esta segunda-feira, segundo o INSS, 3,2 milhões de pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, o que corresponde a 97% dos requerentes. Essas pessoas pediram devolução dos recursos. Desse total, 510 mil foram realizados nos Correios (ou 15,5% do total).
Estimativa
O INSS tinha uma estimativa de que cerca de quatro milhões de pessoas foram vítimas de descontos ilegais. No total, 43 entidades foram contestadas. O governo concentrou os atendimentos na plataforma Meu INSS e na central telefônica 135 inicialmente. Depois, esse serviço também passou a ser oferecido em agências dos Correios.
O INSS informou, porém, que quem contestou o desconto irregular pelo 135 precisa fazer a consulta para saber o resultado pelo aplicativo ou em uma unidade dos Correios. É que, por telefone, não será possível visualizar a documentação apresentada pela entidade associativa.
O que é possível fazer nos Correios
-
Consultar se houve algum desconto em seu benefício
-
Contestar descontos não autorizados
-
Confirmar se algum desconto foi autorizado
-
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
-
Analisar documentos enviados por associações
-
Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
Como funciona o ressarcimento
Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos em seus benefícios foram informados por aplicativo ou nas agências dos Correios qual associação realizou. Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. Isso pode ser feito apenas por meios digitais, mas, a partir desta segunda, também começou a ser solicitado nos Correios.
As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Não será preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.
(Fonte: Extra)
Deixe o seu comentário