Pelo oitavo ano consecutivo, o Ranking dos Políticos reconheceu os melhores parlamentares do Congresso Nacional de 2024. A cerimônia foi realizada na quarta-feira, 4, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Na edição deste ano, foram premiados 72 deputados federais e 18 senadores que fazem parte do grupo Excelência Parlamentar. Critérios como anti corrupção, anti privilégios e anti desperdício foram utilizados pela organização do concurso para a seleção dos políticos vencedores. O mais bem avaliado na Câmara dos Deputados foi o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) que recebeu pontuação de 8,80 em uma escala que vai de 0 a 10. No Senado, o vencedor foi o senador Carlos Portinho (PL-RJ), com avaliação de 8,54%.
Desempenho dos fluminenses
O Estado do Rio de Janeiro teve destaques no Ranking dos Políticos deste ano. No Senado, além de Carlos Portinho (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) obteve 8,05, seguido de Romário (PL), com 6,91. Já na Câmara Federal, os deputados fluminenses Pedro Paulo (PSD) obteve 8,67 e Luiz Lima (PL), 8,34. Na terceira colocação, o deputado federal Júlio Lopes (PP), com 8,33. A lista completa de premiados no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil pode ser conferida no site: www.politicos.org.br/Ranking
Partidos vencedores na Câmara Federal
1- Novo
2- Cidadania
3- PL
4- União
Partidos vencedores no Senado
1- Novo
2- PP
3- Republicanos
4- PL
Critérios para premiação
O Prêmio Excelência Parlamentar, do Ranking dos Políticos, ocorre anualmente desde 2016 e não foca em abordagens pessoais, ideológicas ou partidárias. Segundo os organizadores, os destaques do Excelência Parlamentar são definidos com base em critérios objetivos, refletindo a qualidade em suas responsabilidades legislativas. São analisadas ações anticorrupção, antiprivilégios e antidesperdício com foco na conduta ética e o comprometimento dos legisladores com o interesse público, a melhoria da eficiência do Estado brasileiro e do ambiente de negócios.
As regras para avaliação são orientadas pelos pareceres emitidos por um conselho de leis, formado por 30 membros representativos de diferentes setores incluindo ex-ministros que lideraram o Supremo Tribunal Federal (STF), ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-ministros de Estado. Segundo os organizadores da premiação, 2024 foi marcado por debates intensos e avanços em pautas cruciais para o Brasil, proporcionando uma oportunidade única de destacar os parlamentares mais comprometidos e eficazes na condução de temas de relevância nacional.
Deixe o seu comentário