O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu, nesta quarta-feira, 9, pela anulação dos votos do candidato Professor Joziel (Democracia Cristã), quinto colocado na disputa pela Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A medida foi publicada em edição extra do Diário da Justiça do TRE-RJ. Com a decisão, o primeiro colocado no pleito do município, Léo Vieira (Republicanos) superou 50% dos votos válidos já no primeiro turno.
A decisão foi tomada em resposta à ação movida pela coligação de Léo Vieira. Anteriormente com 49,82% dos votos (122.399), Vieira concorreria no 2º turno contra Valdecy da Saúde (PL), que obteve 33,01% dos votos (81.102). Mas, com a anulação dos 2.624 votos recebidos pelo candidato do partido Democracia Cristã, Vieira passou a liderar com 50,91% dos votos válidos, sendo declarado novo prefeito de São João de Meriti.
A decisão que suspendeu o 2º turno no município da Baixada Fluminensei foi assinada pela juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral. De acordo com a publicação do TRE-RJ, Professor Joziel teve a candidatura anulada por não cumprir o prazo legal para a troca do candidato a vice-prefeito, Felipe Juventude (DC), até 17 de setembro. Felipe Castro da Silva, conhecido como Felipe Juventude, teve o registro indeferido com trânsito em julgado da sentença em 11 de setembro.
Com essa decisão na Baixada, o Estado do Rio de Janeiro só terá 2º turno, no próximo dia 27, nos municípios de Petrópolis e Niterói. Na cidade serrana irão disputar a preferência do eleitorado os candidatos Hingo Hammes (PP) e Yuri (Psol). Já em Niterói, o confronto nas urnas será entre Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL). (Com informações da Agência Brasil)
Deixe o seu comentário