Membros da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados estiveram nesta sexta-feira, 5, em Nova Friburgo, e realizaram durante todo o dia visitas técnicas às principais unidades de saúde da rede pública no município: os hospitais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro, e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. A visita teve como objetivo averiguar as denúncias recentes feitas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro sobre a falta de infraestrutura e gestão nas unidades de saúde que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram da visita aos hospitais e à UPA as técnicas da Comissão de Saúde da Câmara Federal, Aline Mariath e Samara Folha; o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) e os vereadores friburguenses Priscila Pitta (Cidadania) e Márcio Alves (Republicanos). Eles não fizeram declarações à imprensa. Apenas informaram que vistoriaram as unidades de saúde e, a partir das impressões coletadas, irão elaborar um relatório que será entregue à Comissão da Saúde da Câmara dos Deputados para cobrança de providências à Prefeitura de Nova Friburgo. Não foi informado prazo para a conclusão desse relatório.
A visita técnica nesta sexta-feira foi solicitada pelo deputado federal Luiz Lima e teve aprovação entre os membros da Comissão da Saúde da Câmara Federal, em Brasília, no último dia 24 de abril. O requerimento do deputado Luiz Lima, apresentado no dia 19 de abril, destaca a necessidade urgente de verificar denúncias de má gestão e colapso na rede pública de saúde de Nova Friburgo que acumula uma série de denúncias de precariedade no atendimento e no fornecimento de alimentação a pacientes e funcionários do Hospital Raul Sertã e o comprometimento da rede elétrica do Hospital Maternidade.
A visita desta sexta-feira teve como objetivo examinar as condições físicas e operacionais das unidades, a falta de infraestrutura, equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos, especialidades médicas e a extensa fila para realização de exames de urgência e rotina.
Ainda de acordo com o deputado federal Luiz Lima, "a situação atual da saúde em Nova Friburgo é crítica, com denúncias que vão desde a falta de higiene na alimentação fornecida aos pacientes até a escassez de médicos especialistas. Nosso objetivo é buscar dignidade e atendimento adequado para a população, fiscalizando de perto o uso dos recursos do SUS no município", afirmou o parlamentar no requerimento.
Deixe o seu comentário