Acianf celebra 105 anos nesta sexta

Em comemoração ao aniversário, a exposição fotográfica Tempo e Memória, reúne no hall da sede, registros de diversos momentos importantes da história da Acianf
sexta-feira, 16 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta sexta-feira, 16, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) completa 105 anos de fundação. A entidade, comprometida com o desenvolvimento, representatividade e defesa da classe empresarial, reúne mais de 1.400 associados, do microempreendedor às grandes empresas dos mais variados segmentos.

Em comemoração ao aniversário, a exposição fotográfica Tempo e Memória, reúne no hall da sede, na Avenida Alberto Braune, 111, sobrado,  registros de diversos momentos importantes da história da Acianf, que se cruzam com a história de Nova Friburgo e dos friburguenses. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Sobre a Associação

No dia 16 de dezembro de 1917, a então Associação Friburguense da Lavoura, Comércio e Indústria foi fundada por 57 membros da sociedade friburguense, sob a presidência de Alexandre Francisco de Moraes, com o propósito de ser a “Casa das Classes Produtoras de Nova Friburgo”.

Desde sua fundação, a Acianf esteve presente em muitos momentos importantes da história de Friburgo e ajudou, muitas vezes como protagonista, a forjar uma cidade produtiva e relevante para a região.

Neste aniversário, celebrando-se mais de um século de lutas e conquistas, a homenagem da Acianf vai para os empresários, associados, conselheiros, diretores e parceiros que entendem a força do associativismo. São eles que sustentam a economia local, gerando emprego e renda para a cidade e que com a sua dedicação fazem da Acianf, a Casa do Empresário Friburguense.

Com seus 105 anos de atividades, a Acianf segue firme, se mobilizando para ajudar as empresas friburguenses em suas fragilidades. Sob a condução do empresário Júlio César Celles Cordeiro desde 2018, a entidade se destacou no período de pandemia, compreendendo os desafios do empresariado e além da representação política, econômica e social, atuou junto aos órgãos públicos municipais e entidades representativas da sociedade civil organizada. 

No âmbito da capacitação, a Jornada Empresarial Acianf foi totalmente reestruturada em 2022, proporcionando ao associado e sua equipe de colaboradores, palestras, cursos e workshops gratuitos e voltados para todos os setores das empresas. Orientação nas áreas contábil, jurídica, fiscal e trabalhista também estão à disposição dos associados, bem como, locação de espaços para reuniões e eventos. Quem se associa à entidade também pode contar com convênios exclusivos, como planos de saúde, universidades, curso de idiomas e outros serviços. 

Em 2021, a Acianf adquiriu a TV Zoom, que tem aberto cada vez mais espaço aos seus associados, para tratar de temas relevantes ao empresariado local, e também divulgação dos produtos e serviços. Desde a sua criação, a Associação presta um apoio muito grande e significativo aos empresários. Nos próximos anos a entidade promete seguir firme na missão de promover a união da classe empresarial, fortalecendo sua atuação e influência nas áreas política, econômica e social, manter vivo o DNA do associativismo, que possibilita maior integração e representação coletiva, buscando não só desenvolvimento econômico sustentável, mas, também, conquistas importantes para que a nossa cidade seja ainda mais forte e próspera.

Dentre as entidades representativas de Friburgo, muitas delas nasceram na Acianf: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Nova Friburgo, Indústria da Construção Civil, do Comércio Varejista (Sincomércio); Convention & Visitors Bureau; Associação dos Engenheiros e Arquitetos; conselhos Comunitário de Segurança; de Desenvolvimento (Codenf); Observatório Social; Sebrae e Nova Friburgo Country Clube.

Antônio Américo Pecly Ventura, presidente da Acianf, entre 1986 e 1987, também relembra e se orgulha do período a frente da casa: "Logo que me tornei comerciante em 1968, me filiei a Associação, onde tive a honra de conviver com os saudosos presidentes Victorio Spinelli e José Vieira e também o diretor Bráulio Rezende, pai do Braulinho, que era presidente do Sindicato do Comércio Varejista que funcionava na nossa sede na época. Fui vice-presidente do saudoso Carlos Rodolpho Fischer, em 1983-1985, em 1986 fui presidente, que é um dos maiores orgulhos que tenho na minha trajetória de comerciante. Continuo como conselheiro nato e sempre disponível a apoiar as nossas diretorias", comenta Tony Ventura. 

José Alexandre Almeida, presidente da Acianf de 2008 a 2010, relembrou alguns momentos importantes: "Sou proprietário da Fulana e da Trade Assessoria e tive a oportunidade de participar dos 90 anos, em que comemoramos com um bolo histórico de 90 metros e fica na memória esse registro. Eu fui vice-presidente do Cláudio Verbicário, o Olney Botelho era o nosso presidente do Conselho Deliberativo, e o Júlio Cordeiro era nosso vice-presidente. Juntos, aumentamos a participação da entidade, criamos uma conexão com os bairros, ampliamos o número de associados, fizemos o convênio com a Unimed Serrana e a entidade começou a ganhar mais notoriedade e projetos. Foi quando foi criada a Fepro, a Feira de Promoções. Parabenizo a gestão de Júlio Cordeiro, e toda a sua diretoria, porque a instituição sempre procurou a sua idoneidade, a sua relação de independência, mas também a cooperação entre as outras instituições e também aos poderes instituídos", comentou. 

Flávio Stern, presidente da Acianf de 2014 a 2018, presidente que comemorou o centenário da Associação e atual vice-presidente de Cultura, Turismo e Serviços também parabenizou a entidade: “São 105 anos de atividades da Acianf, sempre envolvida com as ações da cidade e sempre fomentando o Turismo, Cultura e Comércio", disse. 

Júlio Cordeiro, atual presidente da Acianf, espera que “a entidade se mantenha um estreito relacionamento com seus associados e a sociedade para que possamos continuar crescendo e fortalecendo o associativismo. Essa é uma de nossas missões. Parabéns à Acianf e a todos seus associados pelo aniversário”, concluiu.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: