Os dois candidatos a presidente da República e os 24 a governador que disputam o segundo turno das eleições retomam nesta sexta-feira, 7, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais. No horário eleitoral gratuito na TV deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.
Para o segundo turno das eleições, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o próximo dia 28, dois dias antes da votação, marcada para o próximo dia 30, um domingo. Pelas normas eleitorais, a propaganda para os candidatos a presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.
O primeiro a se apresentar no horário gratuito nesta sexta-feira será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.
Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. No Estado do Rio de Janeiro, com a vitória em primeiro turno do governador Cláudio Castro (PL), as emissoras farão ajustes na programação para substituir o tempo destinado à campanha para governador no horário eleitoral. Os candidatos terão ainda 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação das emissoras. (Agência Brasil)
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