O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de multivacinação em todo o país. Para aumentar a cobertura vacinal em Nova Friburgo, a prefeitura também vai dar prosseguimento à imunização até 30 de setembro.
A vacinação para as crianças e adolescentes tem objetivo de prevenção a doenças como a paralisia infantil, tuberculose, HPV e meningite. A campanha continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, exceto em feriados como o desta quarta-feira, 7, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde do município.
Confira os horários abaixo:
* UBS de Olaria - das 8h às 18h;
* UBS do Suspiro - das 8h às 18h;
* UBS Conselheiro Paulino - das 8h às 16h;
* UBS/ESF São Geraldo - das 8h às 16h.
Como mostrou A VOZ DA SERRA nesta segunda-feira, a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e multivacinação, que começou no dia 8 de agosto e inicialmente iria aí até esta sexta-feira, 9, ainda não conseguiu atingir nem a metade das crianças em Nova Friburgo. A meta do Ministério da Saúde é de 95%. De acordo com a pasta, em todo o Brasil, apenas 34,4% do público-alvo - crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade - foram imunizados, com 3,9 milhões de doses aplicadas. Em Nova Friburgo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal da pólio chega a 47% das crianças.
Covid e gripe
Já a vacinação tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe segue acontecendo em Nova Friburgo esta semana, sendo retomada nesta quinta-feira, 8, logo após o feriado. A quinta dose contra a Covid estará disponível para imunossuprimidos, gestantes e puérperas que são imunossuprimidas. Já a quarta dose está sendo ofertada para todos com mais de 18 anos. A terceira aplicação está disponível para os adolescentes com mais de 12 anos e toda a população acima dessa idade. As segundas e primeiras doses também estão sendo oferecidas nas unidades de saúde.
Nesta nova semana, a campanha de imunização estará disponível nas unidades básicas de saúde do Suspiro, Olaria e Conselheiro Paulino. Nas UBS/ESF de São Geraldo e Cordoeira também haverá vacinação. Nas Estratégias de Saúde da Família, semanalmente, não será mais realizado, devido a baixa adesão, o que pode ocasionar a perda de doses. Entretanto, a equipe preparará campanhas itinerantes nos bairros mais afastados.
Já a vacinação contra a gripe tem como alvos crianças nas salas de vacina e jovens, adultos e idosos nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino e UBS/ESF de São Geraldo e Cordoeira.
Deixe o seu comentário