Com o apoio institucional do Detran.RJ e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) lançou nesta sexta-feira, 26, a campanha de segurança no trânsito “Entrega 5 estrelas”, voltada especialmente para a redução de acidentes no estado envolvendo motofretistas e mototaxistas — profissionais que usam motocicletas para fazer entrega de produtos e transportar passageiros.
A campanha foi aberta com o seminário “Trânsito, Vida, Segurança, Responsabilidade”, com debate sobre a importância da segurança desses profissionais e as consequências de um trânsito inseguro, na sede da Fecomércio, na capital. O evento também faz parte da 4ª edição do Movimento Rio em Frente, da entidade.
O painel de debates contou com a participação de profissionais do Detran.RJ, do Into, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), de representante dos motofretistas, e da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que lançou recentemente linha de crédito especial para esses profissionais. A abertura coube ao presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Júnior, com participação do presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder e da diretora-geral do Instituto, Germana Bahr.
A campanha “Entrega 5 estrelas” também terá ações de conscientização de motofretistas e mototaxistas para a importância do respeito às regras de trânsito; mutirões de atendimento do Detran.RJ exclusivos para motociclistas (sem necessidade de agendamento prévio); e ações educativas promovidas pelo Into e pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran.
Os profissionais do setor receberão equipamentos de segurança, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa. O lema da campanha — “Entrega 5 estrelas é a que leva você de volta para casa”, está focado na prevenção de acidentes, com o objetivo de valorizar uma categoria que cresceu e ganhou ainda mais relevância durante a pandemia. E também envolver os motoristas de automóveis, para um convívio mais seguro e harmonioso.
Entre as ações de conscientização, está prevista a abertura de faixas em sinais de trânsito e passarelas com o slogan da campanha e frases de caráter educativo como: “Segurança em primeiro lugar. Respeite a vida”, “Use capacete. O freio. O bom senso. O cuidado com a vida” e “Respeitar as leis de trânsito é proteger a vida”.
Os mutirões exclusivos vão oferecer serviços de habilitação para os motociclistas — como renovação de CNH, primeira habilitação, segunda via, inclusão de atividade remunerada e mudança de categoria, além de serviços para as motos, como transferência de propriedade, troca de placas, segunda via de CRV, primeira licença, entre outros.
Ações educativas e qualificação
Serão realizados inicialmente quatro mutirões especiais para os motociclistas, com intervalos de quinze dias entre eles, em seis postos do estado. Os profissionais que comparecerem receberão de presente os equipamentos de segurança (coletes e antenas). As ações educativas, também exclusivas para os motociclistas, vão dar ênfase às questões de habilitação e qualificação profissional dos motofretistas. O Detran oferece, através da Escola Pública de Trânsito (EPT), um curso especializado para profissionais de transporte remunerado de entrega de mercadorias, destinado aos condutores que pretendem exercer atividades remuneradas com motocicletas e motonetas. O Into também promoverá uma imersão educativa com os motociclistas.
O painel “Trânsito, Vida, Segurança e Responsabilidade” contou com os seguintes debatedores:
Fellipe Silva Santos, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran; Janaína Barros da Silva, presidente da Abrapsit-Rio; Ana Carolina Leal, pesquisadora do Into; Bruno Bravo, superintendente da AgeRio; Leandro Nunes, líder motofretista e entregador do Ifood; Marcus Moreira, coordenador de Fiscalização do Detran; Joel Mendes, especialista em legislação de trânsito e coordenador do Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação).
Deixe o seu comentário