Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é nosso esteio da informação!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Minha casa de infância era "um palco iluminado". Meus pais dançavam no pequeno corredor de acesso aos quartos e, nós, eu e meu irmão, aprendemos, na tenra idade, que a dança era a tradução de tudo o que dispensava palavras. O Caderno Z do último fim de semana, atento ao calendário, destacou o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, e o Internacional do Jazz, no dia 30. Bem que mamãe dizia os versos de Vicente de Carvalho: "raiava o claro mês das garças forasteiras: abril, sorrindo em flor pelos outeiros, nadando em luz na oscilação das ondas...". Tudo na vida é uma eterna dança e conhecer a história e origem do Jazz Dance é uma viagem que atravessa os tempos, na mistura dos ritmos, dos instrumentos, dos gestos e dos costumes naturais dos negros.
Nomes em destaques como Duke Ellington, Louis Armstrong, Miles Dewy Davis III, encantam com suas histórias de vida entrelaçadas com a música. E queira ou não queira, quando se fala em jazz, vem logo a figura de Armstrong, a verdadeira encarnação do ritmo. O "Z" também nos trouxe a magia da dança em seus vários estilos pelo mundo. Na Itália surgiu o balé, o tango na Argentina, a salsa em Cuba, o sapateado na Irlanda. O breakdance é uma dança de rua, da cultura do hip-hop, criada por afro-americanos e latinos, em Nova York. A dança do ventre teve origem no Egito em rituais e cultos religiosos, reverenciando a fertilidade na celebração da vida. Na China surgiu, há mais de mil anos, a dança Yangko, de movimentos de quadris e cintura definidos. A zumba, em Miami, nasceu do improviso de um esquecimento de um CD, quando o professor resolveu, então, criar uma coreografia para a ocasião. E o samba, dança de raízes africanas, nasceu na Bahia e conquistou seu espaço entre os brasileiros.
Assim dançantes, deixamos o Caderno Z com Wanderson Nogueira: "Que a dança seja tão dançada como o baile das estrelas do universo. Que do caos se fez e siga a se fazer galáxias. Que do sopro surja a vida. Que perdure a tão perseguida abundância. Dançar é talento, mas dançar com a vida de si mesmo é o maior dos dons”. Que lindo!
E já que falamos em dança, nossa querida professora de dança do ventre, Monara Emerick festejará a passagem para seu novo ciclo no próximo domingo, 8 de maio. Em “Sociais”, ela apareceu lindamente acompanhada por seu pai, Jorginho, que também é aniversariante de maio, nesta segunda-feira, 2. Com um festejo culminando no Dia das Mães, vai nosso abraço caloroso para a querida Margot, minha amiga de longa data. Parabéns aos familiares e ao filho do casal, o DJ Saulo Emerick.
Muito importante a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Nova Friburgo, no primeiro dia útil deste mês de maio. Em sua visita, a agenda incluiu encontro com prefeitos e secretários de saúde da região, visitas às futuras instalações da UPA de Olaria, no prédio do antigo Sase e ao futuro Hospital do Câncer, na Ponte da Saudade. As possibilidades são boas de as obras desses projetos fluírem para o bem da cidade e de toda a nossa região. O governador Claudio Castro também garante presença, o que enriquece ainda mais o encontro das autoridades. Falando nisso, Chistiane Coelho conversou com o nosso vice-prefeito, Mário Sérgio Abreu dos Santos. Serginho, como é conhecido, está na expectativa de assumir o cargo de superintendente da Subsecretaria de Projetos Especiais do Estado do Rio de Janeiro.
Boa notícia festejando o Dia do Trabalhador é a informação de que “depois da queda na geração de empregos, setores começam a se recuperar”. A presidente regional da Firjan no Centro-Norte fluminense, Márcia Carestiato Sancho, está otimista: “Precisamos unir forças em todas as esferas em busca de caminhos para o desenvolvimento.” Que seja a busca pautada no sucesso para todos. A união é sempre a força que impulsiona, não somente os negócios, mas a vida humana. Pelo bem comum, a Câmara de Nova Friburgo aprovou o projeto que propõe a gratuidade nos ônibus para quem doar sangue. Parabéns! A melhor bolsa de valores é mesmo a bolsa de sangue!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário