Aumenta o otimismo dos empresários do setor de serviços

Constatação é de pesquisa da Fecomércio que apurou a expectativa em relação ao crescimento dos negócios no próximo trimestre
sexta-feira, 25 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Os empresários fluminenses do setor de serviços mantêm o otimismo na retomada econômica e no crescimento dos negócios, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Cmércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio). Na sondagem, 79,1% dos entrevistados afirmam que esperam que a situação melhore ou melhore muito nos próximos três meses, uma elevação de quase 2% em relação à pesquisa anterior.

No novo levantamento, apenas 15% acreditam que a situação permaneça igual, enquanto 5,9% creem que piore ou piore muito o cenário de suas empresas nos próximos três meses. A pesquisa mostra ainda que para 28,8% dos empresários o panorama de seus negócios melhorou ou melhorou muito nos últimos três meses. O resultado mantém o índice de negócios da situação presente em 95,2 pontos. Para 22,4% dos entrevistados a situação piorou. Já 9,9% disseram que piorou muito nos últimos três meses. 38,8% observaram que seus empreendimentos permaneceram iguais.

Sobre os principais fatores que limitam os seus negócios, atualmente, a sondagem mostra que 46,8% dos entrevistados apontam a demanda insuficiente e outros 44,4% indicam as restrições financeiras. A falta de mão de obra é apontada por 14,3% como limitador dos negócios, seguida da falta de espaço e/ou equipamentos com 11,7%, patamar acima da pesquisa anterior, que registrou 10,1%.

Demanda por bens e serviços

Na pesquisa, 38,4% disseram que a demanda diminuiu ou diminuiu muito pelos bens e serviços de suas empresas nos últimos três meses. Sobre a expectativa para as demandas nos próximos três meses, 65,1% dos empresários esperam que aumente ou aumente muito. Apenas para 9,5% dos consultados haverá diminuição ou muita diminuição. 25,5% acham que os negócios vão se estabilizar nos três meses seguintes.

Empregos

Sobre o quadro de funcionários nos últimos três meses, a pesquisa do IFec RJ revela que 15,5% afirmam que diminuiu muito, enquanto 18,2% disseram que diminuiu. Para apenas 8,8%, houve algum tipo de aumento das contratações nos três meses passados.

Estoques

Em relação ao abastecimento dos estoques nos últimos três meses, 35,9% dos empresários afirmaram que ficou abaixo do planejado. Para 55,6%, ficou igual ao planejado, enquanto apenas 8,5% ficaram com o estoque acima do estimado.

Inadimplência

O índice de inadimplentes ou muito inadimplentes entre as empresas agora é de 31,1%, um pouco acima da pesquisa de fevereiro que apresentava um índice de 30,7%. Os pouco inadimplentes somam 19,4% nos últimos três meses, enquanto 49,4% estão adimplentes. Dos inadimplentes, os cinco principais gastos são associados a fornecedores (31,8%), bancos comerciais (28,9%), aluguel (26,8%), tributos municipais (23,6%) e parcelamentos de tributos com pagamento interrompido (22,5%).

Sobre a Fecomércio RJ

A entidade reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. 

A Fecomércio representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios