Nesta segunda-feira, 7, está previsto o início do pregão eletrônico para a próxima aquisição de medicamentos que serão utilizados nas unidades públicas de saúde de Nova Friburgo. Essa é uma ação que faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde em realizar a compra dos itens dos hospitais e da rede de atenção básica de forma segura e antecipada.
O último processo tramitado foi empenhado no final de setembro de 2021, quando as empresas realizaram a entrega dos medicamentos à prefeitura. Infelizmente, algumas situações que fogem do controle do Executivo estão sujeitas a acontecer, como, por exemplo, a ausência de algum medicamento no mercado ou a falta de cumprimento na entrega por parte das empresas, o que acabou ocorrendo neste período.
Nesse último certame, a instituição que deveria fornecer a maioria dos itens, não os entregou. A prefeitura já cobrou o recebimento, através de notificação e judicialização. Agora, a Secretaria de Saúde aguarda a finalização desse processo para que os medicamentos sejam, enfim, entregues ou para que o município possa chamar a segunda empresa ganhadora da licitação, dando continuidade na ação.
Para evitar que situações assim aconteçam, desde o final do ano passado, as equipes da Secretaria de Saúde se anteciparam na montagem do processo licitatório - que contém 392 medicamentos - já que as atas de registro de preço do último pregão vencerão em junho. A atividade demonstra planejamento prévio, com o objetivo de abastecer a saúde pública de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário