Passado um mês sem nenhuma morte por Covid-19, Nova Friburgo registrou mais um óbito pela doença, somando dois desde o último sábado, 15. Até então, a última morte por Covid havia sido registrada em 14 de dezembro. Conforme o boletim divulgado na noite desta terça, 18, pela prefeitura, no total a cidade registra agora 870 mortes pela doença. Outras duas estão sendo investigadas.
Pela primeira vez desde novembro, quando os leitos de UTI para Covid em todos os hospitais da cidade ficaram finalmente vazios, desde sexta-feira voltaram a receber pacientes. Nesta terça, 17 dos 33 leitos de enfermaria disponíveis na cidade estavam ocupados, assim como três dos leitos de UTI para tratar Covid.
A ocupação maior é no Hospital Municipal Raul Sertã, que tem dez dos 11 leitos de enfermaria ocupados. A Unimed tem seis internados nesses leitos e o São Lucas, um paciente.
Já nas UTIs, há um paciente na Unimed, outro no São Lucas e um terceiro no Serrano.
Conforme o último boletim, o total de infectados em Friburgo desde o início da pandemia soma agora 26.450 pessoas. O número de casos recuperados está em 19.837, o de descartados é de 25.489 e o de testes realizados, 51.869, dos quais 50,9% resultaram positivo.
Relembre a evolução
Em 5 de novembro, A VOZ DA SERRA noticiava que, pela primeira vez no início da pandemia, tanto a UTI quanto a enfermaria Covid do Hospital Municipal Raul Sertã estavam zeradas de pacientes. O último paciente que estava na UTI havia recebido alta ainda naquele dia. A enfermaria já estava vazia dias antes. No dia 27 de outubro, as taxas das enfermarias de toda a rede hospitalar do município foram zeradas pela primeira vez em 2021.
Mas a situação mudou radicalmente ao longo da semana passada. Em 24 horas, de terça para quarta passadas, dobrou a ocupação dos leitos de enfermaria para Covid-19 em Nova Friburgo. Já sem vagas na enfermaria, na quinta passada o Raul Sertã ampliou o número de leitos de seis para 11, internando sete pessoas e ficando mais desafogado.
Como mostrou A VOZ DA SERRA na semana passada, somente entre os últimos dias 3 e 11 deste mês foram registrados no município 246 casos positivos da doença, um número 355% maior que os registrados durante todo o mês de dezembro de 2021.
Além da Covid-19, os casos de Influenza também vem registrando crescimento exponencial em Nova Friburgo. Na terça-feira passada, último balanço divulgado, 441 pessoas já haviam testado positivo para a gripe e havia nove internadas nos hospitais da cidade.
Deixe o seu comentário