Governador Raymundo Padilha atento à estrada da serra

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Edição de 28 a 30 de dezembro de 1971
Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes:

  • Estradas da nossa Serra - Governador atento ao assunto: O ano de 1971 que vai nos deixando, foi marcado pelos aumentos que resultaram na exploração do povo, principalmente em relação aos gêneros alimentícios e demais artigos de consumo nos lares. Daí, todos dizerem - com exceção, é óbvio, de uma chusma de privilegiados - 1971 já vai tarde… 
  • Conforme comunicação que diretamente recebemos, as obras da estrada da serra, estarão, a partir de janeiro de 1972 em ritmo super acelerado, de modo a que sejam concluídas com a máxima urgência. O governador Raymundo Padilha, tomou na melhor conta as justas reclamações que fizemos, agindo assim, como um governante sempre atento aos problemas do povo.  
  • Muito bem, prefeito Feliciano Costa: O prefeito de Friburgo, Feliciano Costa, num gesto que muito nos sensibilizou, enviou ao jornal uma mensagem especial, na qual, além de cumprimentos e votos de boas festas, salientou o quanto foi útil ao seu governo, o apoio leal e desinteressado que lhe oferecemos. O fidalgo gesto do Executivo veio demonstrar como o marujo-médico está preparado para as funções que o povo friburguense lhe confiou através das urnas do passado pleito. 

 

Mensagem para 1972

Ano novo!...
Tua chegada é festa
que ao mundo todo empresta, 
alegria fraternal
sabor tradicional nos votos de boas festas, 
boa entrada de ano
sem nenhum desengano.

Ano novo!... 
chegas sempre risonho 
como um dourado sonho 
cheio de fé e esperança
e trazendo a lembrança
de um bebê pequenino
sonhando com carinho
como um brinde divino. 

Ano novo!... 
tu chegas sempre em meio 
de uma imensa alegria
que nos traz esse dia
por vezes traz ventura
outras vezes amargura.
esquecemos porém
todas as nossas mágoas
se marcaram ao passado, 
e esperar que o presente
dê ao mundo permanente
alegria anual
numa paz mundial.  

Ano novo!... 
para nossa juventude
tão pra frente, e estudiosa, 
que o novo ano ilumine, 
e transforme seu caminho 
numa estrada luminosa. 

Ano novo!... 
que o sorriso da criança
nada possa ensombrear, 
e que seja entre sorrisos
todo o seu caminhar. 

Ano novo!... 
que tu sejas ano novo
assim para todos nós
um caminho florido, 
que todos os espinhos
possam ser afastados,
e nosso pensamentos
como os nosso desejos
possam ser ajustados. 

Salve! 1972. (Maria Thereza)

 

Pílulas:

  • Com esta edição damos por terminadas as tarefas a que nos propomos relativas a 1971. Vamos partir para novas lutas que, já sabemos, serão árduas e altamente desgastadoras, dada a péssima qualidade do “material” que teremos de enfrentar e que enfrentaremos, sem um só segundo de pausa. Embora não sejamos “palmatória” do mundo, o ânimo com que combatemos os espoletas da sociedade e da política locais não arrefecerá jamais. Não descansaremos, enquanto não vermos amplamente derrotados, certos políticos da nossa terra que fazem da traição a constante das suas carreiras de homens públicos. 
  • No ano da graça de Nosso Senhor, 1972, na seara da política da nossa terra, histórias para alguns verdadeiramente inesperadas e desagradáveis irão acontecer. “O canto do cisne" ocorrerá para glória da política friburguense e felicidade do nosso povo. O vaso tantas vezes vai à fonte que um dia quebra… Não adianta fome para funções públicas. O eleitorado será devidamente esclarecido. Duvidamos que ainda incorra no erro palmar de eleger inutilidades… A coisa é esperar a abertura das urnas! 
  • Verdadeiramente apoiado pela opinião pública friburguense, o industrial Álvaro de Almeida, já se prepara para os embates das urnas em 1972. O fato de não querer participar do diretório local do MDB não quer dizer, em absoluto, que o ex-deputado que tão bem representou o nosso povo na assembleia, vai abandonar a política ou que está desanimado. Ao contrário, está tomando “gás” e diuturnamente funciona em termos da eleição programada. Como membro destacado do diretório estadual do MDB, é presença certa nas reuniões daquele organismo e vem sendo assediado para concorrer a deputação. Nada resolvido até então. 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Rogério Sampaio (31); Sebastião Mário de Azevedo (2 de janeiro); Getúlio César Garcia Ventura, Melicia Garcia Figueiró e Amadeu Villa (3); Walter Soares da Cunha, Mário Antônio Thurler, Nair Figueiredo Bizzotto e Georgeta Crelier Maia (4); Pedro Cúrio (5); Hamilton Nogueira, Júlio José da Silva e Lourdes de Mello (6); João Luiz Aguilera Campos (7); Alberto Kunzel, Gilberto Moreira Costa, Luzia Garcia Ventura e Beatrice Cariello (8). 

E mais:

  • Nova Friburgo de fora da reforma do ensino primário em 1972 
  • Orquestras super piramidais nas festas de réveillon do Contry Clube, SEF e Xadrez  

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.