Vacinação contra Influenza e Covid serão retomadas nesta terça

Friburgo registra 2.248 casos confirmados de gripe, com duas mortes
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Mulher de máscara em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Mulher de máscara em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo divulgou nota nas redes sociais da prefeitura informando que, com a chegada de 1.660 doses na próxima segunda-feira, 3, a partir de quarta, 5, será retomada a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses. Nesta semana não houve vacinação no município para balanço e atualização de relatórios sobre a campanha de combate à Covid-19 e ao vírus Influenza. Com o término do estoque de doses da vacina contra a gripe para a população em geral, a prefeitura reservou cerca de 70 mil doses para a aplicação de reforço em crianças de até 6 meses. 

A vacinação contra Influenza é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria, e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. Já na terça e quinta-feira a imunização ocorre também no posto José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, no mesmo horário.

Para se vacinar é necessário ter em mãos a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Além disso, é necessário estar atento ao período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da gripe.

A secretaria lembra a importância da população se imunizar contra a gripe que vem avançando no Estado do Rio. Nova Friburgo registra 2.248 casos confirmados de gripe, com duas mortes, sendo que um caso já foi subtipado como H3N2 pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). A outra morte continua sendo investigada. 

Os principais sintomas da Influenza são, febre com início súbito, acompanhados de tosse ou dor de garganta, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor) ou artralgia. Em crianças menores de dois anos, também são consideradas como casos de síndrome gripal, quando apresentam febre, tosse, coriza e obstrução nasal. Por serem sintomas muito parecidos, de acordo com a prefeitura, por descarte, é realizado o teste da Covid-19, quando há relatos de sintomas gripais compatíveis.

Fazem parte do grupo de risco para a Influenza A H3N2 crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos a partir de 60 anos.

Vacinação contra Covid-19

A campanha de reforço da imunização contra a Covid-19 continua, na terça e quarta-feira, 4 e 5,  para toda a população com mais de 18 anos que já completou quatro meses da segunda dose. Nesses dias também será feita a aplicação de reforço em imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal até 5 de dezembro. Para quem tomou a Janssen, a vacina será oferecida na quinta, 6, na Uerj, na Lagoinha.

Em relação às segundas doses, a prefeitura segue realizando repescagens para quem ainda não recebeu o imunizante. Na terça e quarta estará disponível a Pfizer em todas as unidades e na quinta, a Astrazeneca e a Coronavac na Uerj.

Também haverá na primeira semana de janeiro vacinação de primeira dose. Na terça e quarta para gestantes, puérperas e adolescentes. Já na quinta, toda a população com mais de 18 anos poderá receber o imunizante pela primeira vez das 9h às 15h, na Uerj. 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina