Neste domingo, 14, os católicos irão celebrar pelo quinto ano o Dia Mundial dos Pobres, uma iniciativa que estimula os cristãos a irem ao encontro das mais variadas formas de pobreza manifestadas no mundo moderno e estender a mão aos mais necessitados. Em Nova Friburgo, a data será marcada com a celebração de uma missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, às 10h30, na instituição assistencial Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, na Rua General Osório, 324, no Centro.
Para esta edição do Dia Mundial dos Pobres foi escolhido o tema “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído do evangelho de São Marcos, no capítulo 14, versículo 7) e divulgado na mensagem do Papa Francisco para a ocasião. Realizada desde 2017, a celebração do Dia dos Pobres foi estabelecida pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, de 20 de novembro de 2016, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
A celebração do Dia dos Pobres é realizada sempre no penúltimo domingo do ano litúrgico da Igreja e antecede a Festa de Cristo Rei. A Igreja destaca que esta celebração é um convite aos cristãos católicos buscarem na atualidade a se assemelharem com Jesus Cristo que se fez pobre, amando também aqueles que estão à margem da sociedade.
No Brasil, será celebrada neste ano a V Jornada Mundial dos Pobres, para a qual adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola milhões de cidadãos. A Jornada Mundial está sendo marcada por uma série de ações que englobam gestos concretos, atividades online, entre outras iniciativas.
Deixe o seu comentário