A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo implementou no Hospital Municipal Raul Sertã o sistema de classificação de risco para o atendimento dos pacientes no Centro de Tratamento de Urgência (CTU). Trata-se de um protocolo de acolhimento usado por hospitais particulares e outras redes públicas de referência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. A classificação serve para que os casos urgentes e não urgentes sejam separados, garantindo assim, um atendimento prioritário aos casos mais graves.
A classificação é feita por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgência); verde (pouca urgência); e azul (não urgente). Com isso, a ordem de atendimento dos pacientes obedece ao critério de gravidade de cada caso e não pela ordem de chegada à unidade de saúde.
A classificação é ainda um instrumento reorganizador dos processos de trabalho com o objetivo de melhorar e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa da secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, é que com a classificação o atendimento aos pacientes seja prestado com mais eficiência e agilidade aos pacientes.
Deixe o seu comentário