É inevitável passar pela Praça Dermeval Barbosa Moreira e não se deparar com a beleza do ipê-branco que está totalmente florido - dando um charme especial ao espaço. Com uma flor rara e também efêmera, não há quem não admire esta árvore-neve a contrastar na paisagem.
A floração do ipê-branco acontece entre agosto e outubro, e dura, em média, quatro dias, enquanto as espécies de outras cores (roxa e amarela), colorem o ambiente de uma semana a dez dias. Uma curiosidade sobre o ipê, é que ele já foi considerada árvore símbolo de nosso país. Porém, uma lei veio declarar o pau brasil como árvore a se tornar marco nacional. E nesta mesma lei a flor do ipê, ganhou o título de flor símbolo nacional do Brasil.
O ipê-branco, muito além de encantar com a beleza de suas flores brancas, tem propriedades medicinais. A descoberta realizada por estudos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na qual encontrou-se substâncias anti-inflamatórias e anti-hiperuricêmica (reduz as taxas elevadas de ácidos úricos) na planta capazes tratar gotas e inflamações.
Deixe o seu comentário