O estudante friburguense Pedro de Oliveira Lengruber Lack foi classificado para a Olimpíada Internacional de Matemática (Imo). Pedro é um dos cinco representantes brasileiros na competição, superando mais de seis milhões de inscritos. A Olimpíada seria realizada em São Petersburgo, na Rússia, mas, em razão da pandemia, terá uma versão online, numa estrutura montada especialmente para esse fim em São Paulo.
A Olimpíada Internacional de Matemática é o maior evento do gênero do mundo. Realizada desde 1959, a competição tem como objetivos principais descobrir, encorajar e desafiar jovens matemáticos de todos os países, além de criar uma oportunidade de troca de experiências e cooperação mútua entre os participantes.
O torneio envolve a participação de cerca de 600 estudantes de mais de 100 países de todo o mundo. Serão dois dias de prova: cada um com três questões abrangendo as disciplinas da matemática como álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria e duração máxima de quatro horas e meia.
No Brasil, a seleção para a equipe representante é organizada pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Matemática e tem como primeira fase a Olimpíada Brasileira de Matemática, além de possuir quatro testes como fases seguintes.
Pedro é o primeiro friburguense e morador da Região Serrana nesta competição. Aliás, é o único representante do Brasil que nasceu em uma cidade do interior. Pedro já foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Deixe o seu comentário