Alunos da rede pública estadual que desejam permanecer na mesma unidade escolar em 2021 precisam ficar atentos, pois o período de renovação da matrícula para o próximo ano letivo pode ser feita até a próxima quinta-feira, 3. Para agilizar o processo e evitar aglomerações, o cadastro deve ser feito de forma online, pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). É importante destacar que o aluno que não fizer a renovação perderá o direito à vaga e deverá participar do processo informatizado de matrículas, se quiser continuar na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.
Pré-matrículas começam na sexta-feira
Para os alunos que desejam ingressar na rede estadual ou mudar de escola, a 1ª fase de pré-matrículas será oferecida da próxima sexta-feira, 4, até o próximo dia 22. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de séries, cursos e turnos disponíveis. No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, três escolas de sua preferência. O resultado da alocação será divulgado no próximo dia 30.
Rede municipal
A renovação da matrícula dos alunos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021 ocorreu entre os últimos dias 17 e 19 nas próprias escolas. Já as matrículas para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) será feita em duas etapas:
-
para o 1º semestre de 2021: renovação e matrículas novas nos próximos dias 16, 17 e 18;
-
para o 2º semestre de 2021: renovação e matrículas novas – em datas a serem programadas.
Para a realização da matrícula para a EJA, não é necessário a inscrição no cadastro de pré-matrícula online, devendo a matrícula ser realizada diretamente nas unidades
escolares. No ato da matrícula no ensino fundamental para Educação de Jovens e Adultos, os interessados deverão apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia do comprovante de residência; cópia da carteira de Identidade e, se menor de 18 anos, cópias dos documentos de identidade e do CPF do responsável legal; declaração de próprio punho informando cor/raça; laudo médico/parecer comprobatório, no caso de aluno com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, quando for o caso; histórico escolar ou documento comprobatório de conclusão do ano/fase anterior à matrícula pretendida nos casos de transferência de escola; duas fotos 3X4 e cópia do CPF do aluno.
Deixe o seu comentário