Wanderson Nogueira (PDT) e Silvia Faltz (PT) foram os convidados desta sexta-feira, 30, da quinta rodada de reuniões remotas com candidatos a prefeito promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio). As videoconferências seguem igual modelo para os 16 candidatos, que participam em separado: 30 minutos para apresentação dos programas de governo e 30 minutos para interação com os empresários.
O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, colocou as entidades à disposição dos candidatos, reiterando que o comércio visa sempre ao diálogo com o governo municipal para colaborar com o progresso de Nova Friburgo. “Nestas ocasiões, temos a chance de expor nossos pleitos e nossas expectativas para o mandato que se inicia em 1º de janeiro”, ressaltou.
No encontro da manhã, Wanderson Nogueira acentuou que pretende que a cidade seja, sob sua administração, inovadora, criativa, acolhedora, humanista, sustentável e que aconteça agora, porque, observou, a população não aguenta mais esperar. Na opinião do candidato, o principal problema de Nova Friburgo é a falta de gestão, e combate à corrupção e corte de gastos, isolados, não serão suficientes para aumentar os investimentos no município. Para enfrentar o difícil recomeço pós-pandemia, ele vislumbra ações como descentralização de decisões, desburocratização de processos, associação de tecnologia com talentos profissionais na busca por eficiência, cobrança de metas da equipe, justiça salarial e mobilização dos cidadãos, que terão acesso garantido a todos os dados do governo.
Wanderson Nogueira defende que a prefeitura desempenhe papel de parceria dos diversos segmentos econômicos e destine incentivos fiscais para apoiar o empresariado na geração de empregos. Pensa em aplicar recursos na formação de mão de obra; distinguir os produtos locais com selo próprio; desenvolver agenda de economia popular para identificar e legalizar artesãos; fornecer crédito e consultoria para quem deseja empreender. Objetivando elevação da qualidade de vida, promete implantar projeto de micro e macrodrenagem das vias, finalizar o Plano Diretor, rever a Lei de Uso do Solo, monitorar entrada e saída da cidade, revisar os custos de IPTU, foro e dos contratos das concessionárias, acabar com o aterro sanitário, constituir Comitê de Gestão Integrada de Segurança Pública e Companhia de Engenharia de Trânsito, esta última para estudo da mobilidade urbana. Nas áreas de cultura e esportes, disse que vai valorizar riquezas da cidade, entre elas as bandas centenárias Euterpe e Campesina e o Friburguense Atlético Clube.
“Eu me sinto muito preparado para ser prefeito. Numa analogia com o futebol, que é uma metáfora brilhante da vida, quero fazer no mínimo três gols na minha gestão para pedir música no Fantástico”, brincou. “Com ousadia, perspectiva ética e planejamento para o futuro, sem esquecer seu bonito passado, estou certo de que Nova Friburgo se tornará uma das melhores cidades, se não a melhor, do país”, completou.
Na reunião da tarde, Silvia Faltz falou em tirar da gaveta o Plano Diretor aprovado em 2012, mas ainda não executado, de modo a estabelecer diretrizes para organizar a cidade. Afirmou que atuará na mobilidade construindo corredores exclusivos para ônibus no Centro, em Olaria e em Conselheiro Paulino, além de ciclovias e estacionamentos para bicicletas. Como usuária de transporte público, considera urgentes a licitação para o setor e o cumprimento pela empresa vencedora de horários, itinerários e tarifas. Sublinhou que abrirá canal com a concessionária de águas e esgotos para debater a importância dos rios e mananciais para o meio ambiente e manterá parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para fiscalização e preservação das florestas. A candidata declarou que vai impulsionar a coleta seletiva de lixo. Ela acredita que a prefeitura deva cuidar da iluminação pública, que, conjugada com a capina de praças e parques e o olhar atento da guarda municipal, contribuirá para a segurança pública e o lazer da população.
Silvia Faltz assumiu compromisso de instituir o orçamento participativo, conselhos comunitários e o plano de cargos e salários para os servidores. Na educação, imagina levar à integralidade da rede de internet e segundo turno que facilite aos alunos atividades extracurriculares como artes, leitura e esportes. Na saúde, definirá funcionamento por 24 horas de pelo menos um posto em cada distrito e consórcio com outros municípios para ordenar o atendimento no Hospital Raul Sertã e na Maternidade. Assegurou que revitalizará o turismo, com capacitação de pessoal, ajustes na estrutura, montagem de calendário cultural, incremento à produção local e recuperação das estradas vicinais, que hoje, de acordo com ela, estão malconservadas.
“Com ampliação da cadeia do turismo de compra, vamos fortalecer os negócios daqui. O turismo tem condições de ser o grande vetor na retomada da economia de Nova Friburgo”, salientou.
Deixe o seu comentário